A tecnologia está mais do que nunca inserida no cotidiano das pessoas. Ninguém mais consegue se imaginar sem celular, notebook ou televisão. Além desses itens, quando falamos em lazer, logo vem a mente os videogames. Os consoles surgiram há 3 décadas, sendo em suma bem simples e um pouco caros, fazendo com que somente quem fosse mais abastado  pudesse adquirir tais produtos.

Hoje, apesar de continuarem caros, eles são possíveis de serem comprados, pois existem diversas maneiras de adquirir o produto e pagar somente no futuro. No entanto, muitos pais têm medo de comprar para os filhos, pois acreditam que eles fazem mal à saúde. Além disso, muitas pessoas antigas dizem, também, que videogame estraga a televisão.

Seja qual for, ambos estão errados! Os games fazem bem para qualquer criança e não fazem nenhum mal para a televisão. Criar o costume de jogar videogame pode trazer diversos benefícios a saúde, pois eles atuam diretamente no cérebro. Conheça-os!

3 benefícios de jogar videogames

Por que jogar videogame faz bem a todos

Este é o artigo perfeito para você mostrar a sua mãe, pai ou avó. As pesquisas não mentem e todos que jogam videogame puderam sentir diretamente o retorno que os games de Playstation, Nintendo ou Xbox trazem.

Apesar de existirem infinitos benefícios, nunca o exagero faz bem. Portanto, diremos abaixo o que você pode ganhar jogando algumas horas por dia, de preferência após fazer as lições de casa. Outro ponto muito importante é nunca sacrificar horas de sono para jogar! Isso só atrapalha na produtividade e rendimento escolar.

1# – Controle neuromotor

Perceba que ao entregar um controle de videogame (joystick) e um jogo para uma pessoa que nunca teve videogame, ela ficará sem saber o que fazer. Quando tiver que apertar os botões, demorará muito tempo e não terá sincronia entre o pensamento e os dedos.

Isso acontece porque ela não está acostumada. A partir do momento que passa a jogar mais vezes, o controle sobre os dedos fica muito melhor. Ela faz tudo que deve fazer no momento correto, pois evoluiu sua capacidade neuromotora. Isso trará benefícios para diversos outros campos, como tocar violão.

2# – Criar estratégias

Nenhum jogo é em vão, esta é a verdade. Nem mesmo dominó ou qualquer outro simples. Todos eles estimulam os jogadores a pensar e criar estratégias efetivas para ganhar dos adversários.

Em games, a inteligência é desafiada pelos motores do jogo e quem abraça o desafio, rapidamente se sente preso ao jogo, tentando provar que é capaz de ultrapassar todos os obstáculos.

Sem um bom plano, ninguém vai a lugar algum. E isso os videogames têm a capacidade de ensinar!

3# – Queimar calorias

Este benefício é especialmente dos videogames com sensores de movimentos. Seja Wii ou Kinect, a movimentação dos jogadores para ganhar os jogos é essencial, e quanto mais se mexem, mais calorias queimam.

Estudos mostraram que crianças que jogam 1 hora de Nintendo Wii diariamente conseguem queimar calorias o suficiente para continuarem saudáveis. Aliado com a diversão ao ar livre, os jogos podem levar muitos obesos a perda gradual de peso.