Colégio Web

Perigos do narguilé para a saúde

Publicidade

Utilizado fortemente na cultura árabe, indiana e turca, o narguilé é uma espécie de cachimbo de água que utiliza um fumo especial que mistura tabaco, melaço e frutas ou aromatizantes. O tabaco é queimado e a fumaça que sobe passa por um filtro de água e é aspirada pelo fumante por meio de uma mangueira.

Consumido principalmente por jovens, fez sucesso pela fama de inofensivo e pelos aromas. Supostamente o filtro de água também barraria as toxinas maléficas ao organismo. Em muitos casos, o narguilé é a porta de entrada para a dependência e o consumo de outras formas de tabaco.

O que precisa ser dito e também divulgado é que essa visão predominante entre os adolescentes de que o narguilé não faz mal ao organismo é completamente equivocada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) há alguns anos divulgou uma nota afirmando que não existe consumo seguro de tabaco, seja ele em forma de charuto, cigarro ou narguilé. Ao fumar o cachimbo a pessoa não só absorve as substâncias tóxicas como também inala os produtos da combustão do carvão.

A quantidade de monóxido de carbono inalada no consumo de narguilé é incrivelmente maior do que no cigarro, porque o cachimbo não tem filtro. No fim das contas, a água serve apenas para resfriar a fumaça do tabaco queimado.

Narguile

Mais perigoso que o cigarro comum

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabacos utilizados no narguilé, que contém diversas essências, apresentam quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum.

Assim, uma rodada no cachimbo é o equivalente a fumar 100 cigarros. O carvão utilizado para queimar o tabaco também é prejudicial, pois acaba sendo inalado.

A brasa é colocada sobre o tabaco, que esquenta. A água, que está embaixo, serve para resfriá-lo, formando a fumaça. Em momento nenhum ela retira ou purifica as toxinas, mais um mito sobre o narguilé que precisa ser derrubado.

Transmissão de doenças contagiosas

Outro problema que vem com o uso do cachimbo é a alta possibilidade de transmissão de doenças contagiosas.

Narguile Perigos

Pelo fato da piteira ser compartilhada com diversas pessoas em uma única rodada, há o risco de contágio de enfermidades como herpes labial e até doenças mais graves, como tuberculose e hepatite C.

Risco de câncer e diversas outras doenças

Indo na contramão do pensamento popular, o narguilé pode sim causar diversas enfermidades, a maioria delas muito mais grave do que a herpes labial.

Estudos comprovam que o cachimbo pode contribuir com o surgimento de doenças respiratórias, coronarianas e diversos tipos de câncer, como o de pulmão, boca, bexiga e a leucemia. Além disso, os altos índices de nicotina presentes no tabaco utilizado podem gerar dependência.

Os malefícios também podem ser percebidos em pouco tempo. Apenas 45 minutos em uma sessão de fumo leva à elevação das concentrações plasmáticas de nicotina, da quantidade de monóxido de carbono expirado e dos batimentos cardíacos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados