Colégio Web

Osteoporose e a falta de saúde dos ossos

Publicidade

Para quem não sabe o que é a osteoporose e seus sintomas, daremos algumas dicas sobre as características da doença e sobre a prevenção.

Se você pensa que é uma doença que não atinge muitas pessoas e que você está livre dessa situação, não é bem assim! A osteoporose é uma doença que atinge 10 milhões de brasileiros, segundo a divulgação dos índices do Ministério da Saúde. De acordo com a pesquisa, observando os índices divulgados, a osteoporose é uma doença cada vez mais frequente, atingindo mulheres e homens de qualquer idade. Portanto, vamos entender o que é essa doença e como podemos preveni-la!

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença silenciosa e perigosa, pois não sabemos ao certo se temos ou não a doença, salvo se ocorre alguma fratura nos ossos, muitas vezes devido algum acidente. É uma doença do funcionamento das células ósseas, que se define pelo enfraquecimento progressivo do esqueleto. É iniciada pela osteopenia (doença que torna os ossos mais fracos).  A osteopenia não tratada acarreta a osteoporose, pois os ossos estão frágeis e porosos podendo quebrar facilmente com uma queda ou pancada.

osteoporose

Sintomas da osteoporose

Tanto a osteopenia quanto a osteoporose não causam sintomas. O que não seria um sintoma, mas já uma consequência da doença, é a porosidade dos ossos, gerando fissuras nos ossos da coluna, causando dores, deformidades e diminuição da estatura da pessoa. Os ossos do punho e das costelas também são mais frágeis.

A melhor maneira de detectar o diagnóstico é por meio de exames de rotina (densitometria óssea – exame de imagem).

Tratamento para a osteoporose

As pessoas mais atingidas pela doença são as mulheres na fase da menopausa, pessoas sedentárias, o tabagismo e o alcoolismo e pessoas com deficiência de cálcio e vitamina D.

A osteoporose não tem cura, mas possui tratamento que pode melhorar e muito os seus sintomas. Um especialista deverá identificar a causa do aparecimento da doença e o tratamento adequado.

Prevenção Osteoporose

É aconselhável que para se prevenir o aparecimento da doença você deve ter uma vida saudável, realizando, se possível, pelo menos por 30 minutos uma atividade física, exposição ao sol e alimentação equilibrada com vitaminas e nutrientes que o organismo necessita, principalmente, vitamina D e cálcio.

Função do cálcio e vitamina D

A alimentação inadequada é um dos fatores de risco de se contrair a osteoporose. Muitos nutrientes são importantes para a saúde óssea e essenciais ao fortalecimento e crescimento dos ossos. O cálcio está presente nos leites, queijos, iogurtes, soja, tofu, feijão, peixes, gergelim, brócolis, couve-manteiga. Já o magnésio, encontramos nos alimentos como cereais integrais, nas carnes, oleaginosas e verduras escuras. A principal fonte de vitamina D é a exposição ao sol, e na alimentação a encontramos nos pescados, na gema de ovo, no leite e seus derivados.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados