Colégio Web

Osteoporose – Definição, prevenção, sintomas e tratamento

Você sabe o que é osteoporose? Veja como preveni-la, descubra seus sintomas e confira os melhores tratamentos. Tenha atenção com essa doença!

Publicidade

Chegar à melhor idade com disposição e com energia de viver e com uma vida saudável é o grande sonho das pessoas. Ninguém quer chegar a velhice doente e sem qualidade de vida.

O nosso corpo e nossos órgãos passam por transformações ao longo da vida. Até os 30 anos o nosso corpo ainda possui células de construção,mas a partir dessa idade ocorre o processo de destruição das células. Os ossos que ficam mais fracos e frágeis!

O que é Osteoporose?

É uma doença ou enfermidade em que ocorre a perda da massa óssea com o envelhecimento natural. É uma doença que não se manifesta como outras doenças; o paciente conhece o diagnóstico quando ocorre alguma fratura ou por meio de exames de rotina. É por esse motivo que a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Todas as pessoas acima dos 30 anos, principalmente as mulheres, devem fazer exames de rotina como forma de prevenção.

Prevenção

De acordo recomendação dos especialistas no assunto, a melhor prevenção da osteoporose é aumentar a ingestão de cálcio (por meio da alimentação e se for necessário por meio de medicamentos), a prática de atividade física e tomar sol para obter a vitamina D.

As mulheres fazem parte do grupo de risco, pois devido a menopausa perdem maior quantidade do hormônio estrogênio que possui a função de fixar o cálcio no osso.

Osteoporose

Sintomas

As mulheres precisam ter muito cuidado com a doença. É preciso detectar o problema quando o processo ainda está na fase da osteopenia (diminuição da densidade óssea). Nessa fase, é possível minimizar a situação com a ingestão de cálcio, vitamina D e atividade física. Se a osteopenia não for detectada e tratada, poderá ocasionar a osteoporose.

A osteoporose é uma doença silenciosa, não possui sintomas aparentes, pois é uma doença degenerativa em que os ossos ficam cada vez mais porosos e perdem a sua resistência.

Tratamento

O tratamento para a osteoporose é com a ingestão de medicamentos, como o cálcio, vitamina D e suplementos alimentares. Nas mulheres, ainda pode ser medicado hormônio para a reposição. São indicados exames a partir dos 40 anos nas mulheres como a densitometria óssea para detectar a densidade do osso.

Importante: a osteoporose não é uma doença que atinge apenas as pessoas com mais idade, ela também pode atingir crianças e jovens. A alimentação nesse caso é a base fundamental para a prevenção.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados