Colégio Web

O que são os micronutrientes e os macronutrientes?

Entenda quais são os benefícios das vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e lipídios, os famosos micronutrientes e macronutrientes. Confira!

Publicidade

Quem não gosta de uma alimentação colorida? Um prato colorido e bem feito faz bem aos nossos olhos! Acostumamos a falar que, primeiramente, comemos com a visão, e é verdade! Quando observamos um prato bem feito, parece que a fome que sentimos aumenta e a satisfação por comer é completa.

No cardápio do nosso dia a dia, a alimentação deve ser bem equilibrada e balanceada. Os micronutrientes e os macronutrientes devem fazer parte dessa rotina. Vamos comentar o que são micronutrientes e macronutrientes e onde podemos encontrá-los nos alimentos.

Micronutrientes

Os micronutrientes são vitaminas e minerais que são essenciais para o perfeito funcionamento do nosso organismo.  Eles devem ser ingeridos em pequenas quantidades! Alguns deles são: cálcio (atua na formação dos ossos e dos dentes); cobre (ajuda na formação dos glóbulos vermelhos aumentando a imunidade); ferro (grande quantidade no sangue e possui a função de transportar o oxigênio); fósforo (participa na produção de energia); magnésio (podemos encontrá-lo nos ossos, músculos proporcionando reações de energia, coagulação sanguínea e aumento no sistema imunológico); potássio (atua sobre as células); no sódio (atua no metabolismo) e no zinco (atua na formação dos ossos e músculos).

Na alimentação podemos encontrá-los nas leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico), carnes vermelhas, frutos do mar, aves, beterraba, batata, mandioca, folhas verdes (salsa, couve, almeirão), rabanete, cereais (aveia, gérmen de trigo); frutas (abacate, melão, maracujá), leite e seus derivados.

Micronutrientes Macronutrientes

Macronutrientes

Os macronutrientes são nutrientes necessários e fundamentais para o desenvolvimento do nosso organismo. Devemos ingeri-los em maior quantidade para proporcionar o melhor funcionamento do nosso organismo. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídios. Cada uma delas possui papel fundamental. Vamos conhecer como cada uma delas atua no nosso organismo?

Devemos ingerir alimentos que contenham carboidratos, já que atua como combustível para o nosso organismo. Sem a ingestão de carboidratos não conseguiríamos realizar nenhuma atividade, pois ele fornece energia para as células; proteínas, que podem ser de origem animal e vegetal, e formam a estrutura do nosso organismo; e os lipídios, que são as gorduras e os óleos.

Na alimentação podemos encontrá-los nas frutas (maçã, frutas cítricas); cereais (aveia); leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha); carne vermelha, ovos, aves, carne de porco, leite e derivados, soja, peixes, mandioca, batata, mandioca, inhame, doces em geral, pães, bolos, biscoitos, macarrão, legumes (cenoura) e azeite.

Toda essa alimentação deve ser bem balanceada, pois o excesso desses alimentos pode causar mal ao nosso organismo. Procure um médico especialista em conjunto com um nutricionista para indicar uma dieta balanceada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados