Colégio Web

O que são doenças psicossomáticas?

Publicidade

As doenças psicossomáticas são caracterizadas pela fonte de sintomas ser justamente o lado emocional do paciente. Apesar de alguns descrentes, o poder do psicológico pode afetar o físico e esse tipo de doença vem provando isso, a cada dia que passa.

O estresse e o estado físico

Existem pessoas as quais defendem que todas as doenças têm origem no estado mental e emocional do indivíduo. Apesar de ser um bom argumento, não necessariamente é verdade. Seu organismo funciona à revelia da mente, quer você queira quer não.

O que parece bastante verossímil é o que chamamos de estresse, ou seja, o acúmulo de sentimentos ruins, cansaço e tensão, que acabam provocando problemas em qualquer parte do corpo. Sejam cardíacos, renais, na pele, diabetes, enfim. O estresse pode causar tudo isso e de fato tem origem no emocional de cada um.

doenças psicossomáticas

A somatização acontece quando alguém apresenta sintomas físicos de alguma doença, mas ainda não apresenta a doença de fato. Existem muitas doenças psicossomáticas, e a definição é a seguinte: a causa é psicológica, mas o paciente, como o passar do tempo, começa a mostrar alterações clínicas, provadas através de exames em laboratório.

Alguns exemplos

Um exemplo de distúrbio psicossomático é a Hipocondria. O indivíduo hipocondríaco acha que está sempre doente, ou sofrendo de algum mal-estar. Infelizmente, muitas pessoas encaram esse distúrbio de forma negativa, como se o paciente fizesse de propósito, a fim de chamar a atenção.

A Hipocondria é como se fosse uma fobia de doença que atingiu um patamar superior. A pessoa tem tanto, mas tanto, medo de ficar doente que acaba adquirindo uma paranoia. O papel dos amigos e família é apoiar, nunca julgar.

doença psicossomática

Duas doenças que realmente têm a característica de querer chamar a atenção são a Síndrome de Munchausen e a Histeria. Quem tem o primeiro problema constantemente finge que está doente e chega a induzir sintomas falsos em si mesmo para tentar provar que está realmente doente. Já no segundo distúrbio, a pessoa aproveita qualquer oportunidade para falar de seu problema e virar o centro das atenções. Então, inventa problemas pessoais, doenças secundárias, o que for necessário para prender os outros.

O que pode provocar uma doença psicossomática?

O que pode provocar uma doença psicossomática é basicamente a inabilidade de se relacionar com as pessoas, dificuldade em expressar sentimentos, ter muitos medos, sofrer de ansiedade, ter constantes problemas familiares, enfim, ter uma vida emocional atribulada e cheia de obstáculos facilita bastante o desenvolvimento desse tipo de doença.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados