Colégio Web

O que é um cardápio diversificado?

Publicidade

O cardápio colorido e diversificado é sinônimo de boa saúde e qualidade de vida. O brasileiro possui a melhor e mais diversificada gastronomia, pois possuí as mais variadas mesas do mundo. Tudo que você imagina nós fazemos com os alimentos. Podemos preparar vários pratos e deliciosas receitas com o básico da nossa culinária.

O melhor é que nem precisamos ser um especialista ou chef de cozinha; basta misturar os alimentos ao ponto de que você possa combinar os nutrientes necessários ao nosso organismo. Vamos aprender como isso é possível?

 Dieta Diversificada

Pesquisas recentes realizadas do IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística) garantem que o brasileiro a cada dia diminui o consumo de alimentos frescos e saudáveis. Cresce o consumo da população por produtos embutidos, enlatados e industrializados, além de alimentos congelados e instantâneos. O consumo de alimentos gordurosos também cresceu assim como o consumo de refrigerantes, salgadinhos, sódio (sal) e doces (açúcar).

O resultado dessa mudança de comportamento na alimentação resultou em um crescimento significativo com relação à obesidade, pois cerca de 15% da população adulta são obesas, enquanto que 48% da população restante estão acima do peso, incluindo as crianças.

Alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é uma prioridade de vida, e os maus hábitos devem ser alterados. Você deve alcançar o equilíbrio renovando as energias tornando os dias mais saudáveis e com maior qualidade de vida para toda a família.

A dieta alimentar deve ser ensinada desde cedo para as crianças que devem aprender a experimentar todos os alimentos, como verduras, legumes e frutas. A dieta de uma criança é fundamental para o seu desenvolvimento (físico e psicológico) e para o seu crescimento. É muito importante a valorização do momento da alimentação.

Muitos dos alimentos que consumimos fazem mal a nossa saúde. Esses alimentos devem ser consumidos sem exagero, assim como o sódio (sal) e o açúcar por meio dos doces e refrigerantes.

Cardápio Diversificado

A importância do cardápio diversificado

Você deve variar a alimentação o máximo possível, para que todos os nutrientes sejam ingeridos. Todos os alimentos possuem nutrientes diversificados e nós seres humanos precisamos de todos eles para que o nosso organismo funcione de forma adequada.

Comer sempre a mesma coisa ou o alimento preferido é um erro. Você deve ter um prato bem colorido todos os dias e diversificar o cardápio do almoço e do jantar, usufruindo de alimentos que contenham todas as vitaminas, proteínas e carboidratos necessários ao organismo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados