Colégio Web

Pneumonia é a doença que mais mata crianças

Publicidade

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a Pneumonia é a doença que mais mata menores.  Estima-se que mais de 1,2 milhão de crianças menores de cinco anos em todo mundo morrem por causa da doença. Saiba o que é, quais suas causas e tratamento.

A pneumonia é um tipo de infecção respiratória que atinge os pulmões e, que se agravada pode levar ao óbito. Os principais sintomas da doença são: tosse, dor Torácica e dificuldade na respiração. Para um diagnostico, é preciso realizar exames como a de radiografia de tórax e do escarro.

As pessoas mais propensas a adquirirem a doença são crianças pequenas, bebês e idosos com mais de 65 anos ou que tenham outras doenças como diabetes, doença hepática crônica, estado mental alterado, desnutrição, alcoolismo pessoas que tem o sistema imunológico frágil por causa da AIDS, transplante de órgãos ou quimioterapia.

Também correm risco de pegar pneumonia pessoas com doenças pulmonares, como asma, enfisema e também pessoas que têm dificuldade de tossir, sofreram derrames, fizeram ou fazem uso de sedativos e pessoas com mobilidade limitada.

Como se prevenir?

A vacinação é umas das formas mais eficazes de se prevenir à pneumonia tanto em crianças como em adultos. Além disso, vacinas contra a gripe são eficazes contra influenza A e B. O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) recomenda que todas as crianças a partir dos seis meses de vida já podem começar a ser vacinadas  e assim continuarem todos os anos.

Tratamento

Quando contraída, a pneumonia tem tratamento, primeiramente com antibióticos por no mínimo oito dias. As pneumonias comunitárias podem ser tratadas com antibióticos orais, porém, aquelas que evoluem mal necessitam de internação hospitalar e antibióticos venosos.

As principais drogas usadas para as pneumonias comunitárias são a amoxacilina, azitromicina, claritromicina, ceftriaxona, levofloxacino e moxifloxacino. Esperam-se sinais de melhora a partir do terceiro dia de tratamento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados