Colégio Web

O que é a pirâmide alimentar – Benefícios para a saúde

Você sabe o que é a pirâmide alimentar? Quais seus benefícios para a nossa saúde? Siga-a corretamente e você será mais saudável. Entenda!

Publicidade

Você sabia que a nossa alimentação deve ser balanceada e equilibrada? Temos que ter uma dieta repleta de nutrientes, ferro, proteínas, carboidratos, cálcio, sais minerais e vitaminas. Os alimentos são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento do nosso organismo.

Vamos entender como essa pirâmide funciona dentro da cadeia alimentar. Cada um dos alimentos contém nutrientes e vitaminas diferenciados. Isso facilita para que consigamos tudo que necessitamos e ajuda no nosso crescimento. Assim, quando nos alimentamos de forma adequada temos a energia suficiente para brincar e estudar!

Todos nós conhecemos a forma de uma pirâmide, não é verdade? A pirâmide alimentar é constituída de quatro degraus ou níveis de alimentos. A base é sempre maior, portanto possui mais alimentos que devem ser consumidos por você. Os degraus vão diminuindo de largura até chegarmos ao topo. A quantidade nos indica que precisamos mais de determinados alimentos para termos energia e uma alimentação saudável. Portanto, quanto mais largo o degrau, maior a quantidade de alimentos desse grupo deve fazer parte da nossa alimentação.

Os degraus da pirâmide alimentar

O nosso organismo precisa de todos os tipos de alimentos para que tudo funcione de forma adequada. Sendo assim, vamos descobrir quais são eles:

No primeiro degrau encontramos os alimentos ricos em fonte de energia (carboidratos), e por esse motivo temos tanta disposição para brincar, correr, pular, jogar bola, estudar e não nos cansamos. Esses alimentos são os pães, os cereais, os tubérculos e as raízes (o arroz, a mandioca, a mandioquinha, a batata, o macarrão, os pães, biscoitos, milho e os cereais).

No segundo degrau podemos encontrar duas divisões: nesse grupo estão os alimentos reguladores que auxiliam o bom funcionamento digestivo. São alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. Encontramos todos eles nas verduras, legumes e frutas. Veja como é importante ingerir esses alimentos!

No terceiro degrau podemos encontrar três divisões: todos são alimentos construtores, ricos em proteínas, cálcio, ferro, zinco, açúcares e gorduras. Encontramos nos alimentos como o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas, entre outros. Nesse mesmo grupo ainda faz parte as carnes e os ovos, ricos em ferro, zinco, proteínas, cálcio e gorduras. Ainda nesse grupo os alimentos como o feijão, a soja, a ervilha esses alimentos chamamos de leguminosas. São alimentos importantes, pois possuem calorias e uma substância chamada isoflavona que combate várias doenças.

No quarto e último degrau da pirâmide encontramos dois grupos: o primeiro é o grupo das gorduras e óleos (manteiga, margarina e etc). O segundo grupo é dos açúcares: balas, chocolates, salgadinhos e sorvete. Eles dão energia ao nosso corpo, mas devem ser consumidos moderadamente.

Pirâmide Alimentar

Beber líquidos

Não podemos deixar de dizer que o nosso corpo precisa de água, para hidratação, assim como sucos de frutas e água de coco. Nesse calor, geladinho é uma delicia!

Agora que você já conhece a pirâmide alimentar deve comer um pouco de cada alimento para ter bastante energia e disposição!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados