Colégio Web

O que é o Zika Vírus?

Publicidade

O Zika Vírus tem se tornado uma notícia cada vez mais comum em jornais e noticiários do Brasil. Isso porque ele tem se alastrado de forma alarmante no país, afetando principalmente grávidas e seus bebês.

Sendo assim, é cada vez mais importante se informar sobre o que o vírus é, os sintomas que causa e também as formas de contágio. Dessa maneira é possível evitar que ele chegue até a sua casa e também até sua família.

O que é?

O Zika Vírus é um vírus – como o próprio nome já diz – que causa a chamada Febre Zika. O agente é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a febre chikungunya.

Sua primeira aparição registrada foi em 1947 em macacos da Floresta Zika, na Uganda, sendo o primeiro registro do vírus em humanos apenas em 1954, na Uganda. A partir daí o Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França em 2013, até que em 2015 os primeiros casos brasileiros foram registrados nos estados de Rio Grande do Norte e na Bahia.

Virus Zika

A doença é mais branda e também uma preocupação menor do que a dengue, tendo em vista que possui sintomas mais amenos, que serão explicados mais a baixo.

Porém, o grande perigo está em mulheres grávidas, já que o vírus, ao atingir mulheres gestantes, causa a chamada microcefalia nos fetos, que nascem com a má-formação.

Causas

Ao contrário do que muitos pensam o ZIKV – nome oficial do vírus – não pode ser transmitido de pessoa para pessoa.

O único modo de contágio é por meio do mosquito Aedes aegypti, que ao picar alguém contaminado transporta o vírus com ele, contaminando pessoas saudáveis a quem picam.

Os casos notificados são quase em sua totalidade no Nordeste por causa das temperaturas altas locais. Dificilmente a transmissão do ZIKV acontece em temperaturas abaixo de 16°C. em compensação, temperaturas que ficam em torno de 30°C e 32°C são as mais propícias para o contágio.

O mosquito transmissor da febre Zika mede menos de um centímetro e tem cor preta ou café, além de listras brancas no corpo e nas pernas. Ele costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando os períodos de sol forte.

Zika Virus

Sintomas

Os sintomas da febre Zika são bem parecidos com os de dengue. Entre eles estão febre baixa, dor nas articulações – principalmente de extremidades -, dor muscular, dor de cabeça, erupções cutâneas acompanhadas de coceira, dor abdominal, diarreia, constipação, fotofobia e úlceras orais.

Caso suspeite estar contaminado com o vírus vá até o hospital rapidamente. O diagnóstico será feita por meio de análise clínica e também por exame de sangue. Porém, para diferenciar o Zika de outras doenças como dengue e chikungunya, outros exames podem ser feitos.

Entre eles testes de coagulação, eletrólitos, hematócrito, enzimas do fígado e contagem de plaquetas.

O tratamento para a febre Zika não é específico, mas sim sintomático. Ou seja, são tratados apenas os sintomas até que o corpo combata a infecção sozinho.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados