Colégio Web

O que é gripe aviária?

Conheça as causas e tratamento para combater a gripe aviária.

vacinaA gripe aviária, é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influênza (H5N1) que está presente em aves e diversos mamíferos que, em sua maioria, estão concentrados no sudeste asiático. O Brasil, por exemplo, está na 119ª posição , dentre 116 países que tem a possibilidade de desenvolver uma epidemia de gripe aviária. Essa grive vem se espealhando por todo o mundo. Conheça alguns dos seus sintomas, causas e tratamento.

Publicidade

Em humanos, a gripe pode se manisfestar através de aves infectadas como, suas fezes por exemplo. Já de pessoa para pessoa, esse fenômeno é bastante raro, segundo especialistas, para o vírus ser passado de pessoa para pessoa, seria necessário mais de 10 mutações do mesmo vírus, o que poderia causar uma epidêmia.

Principais sintomas

Os principais sintomas da pessoa com a gripe aviária, são bastante parecidas com a da gripe comum, o que pode confundir a muitos sobre o verdadeiro diagnóstico. Conheça os sintomas:

  • febre,
  • tosse,
  • dor de garganta, dores nos musculos,
  • dor nos olhos,
  • pneumonia e respiração precária.

gripe aviária

Tratamento

Primeiramente, para se ter um diagnóstico preciso, é necessário consultar o médico que indicará o melhor tratamento. Mas, existem dois remédios que segundo especialistas, combatem a gripe: Tamiflu e Relenza

Prevenção

Hoje, a maior prevenção contra a gripe é a vacina, essa que quando é injetada no organismo, ajuda o sistema imunológico a reagir contra o vírus, criando anticorpos

Ainda não foi criada a vacina para as aves infectadas com o H5N1. A maneira de controlar a doença é somente através do descarte dos animais infectados e próximos ao foco, num raio de 10 quilômetros. Esse descarte engloba desde as aves de criação em escala industrial até as produzidas de forma doméstica.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados