Colégio Web

O que é a Esquistossomose?

Esquistossomose é uma doença provocada pelo verme Schistosoma mansoni. É muito grave, pois o verme se instala nas veias do intestino do ser humano. Entenda!

Publicidade

Sabemos que a água pode ser contaminada por substâncias tóxicas despejadas pelas indústrias e usinas que agridem e degradam o meio ambiente, matando várias espécies de peixes, modificando o ecossistema e contaminando a água. Além disso, o homem também contamina o leito dos rios jogando lixo.

A água também é contaminada por bactérias, vermes, larvas e ovos de animais e insetos que contaminam o ser humano por meio da utilização da água para irrigação da plantação, para alimentação, para cozinhar e para beber. O resultado são doenças que atingem toda a população e que merecem cuidados especiais. Entre essas doenças destacamos a esquistossomose.

Esquistossomose

É uma doença provocada pelo verme Schistosoma mansoni. É muito grave, pois o verme se instala nas veias do intestino do ser humano. Essa doença tem como sintomas diarreia, hemorragia intestinal, complicações com o pâncreas e fígado e muitas dores abdominais. É uma doença que se não for tratada a tempo pode levar o indivíduo a morte. Portanto e uma doença séria e merece cuidados especiais.

Clico da Esquistossomose

O esquistossomo coloca seus ovos nas veias do intestino da pessoa contaminada. Esses ovos atravessam a parede do intestino causando feridas. Essas feridas inflamam deixando o ventre da pessoa volumoso. Por esse motivo a doença também é conhecida, popularmente, por barriga-d’água.

Ao defecar, a pessoa contaminada elimina nas fezes uma quantidade de ovos do esquistossomo. Esses ovos caem na água transformando-se em miracídios. Os miracídios penetram no corpo de um caramujo, dando origem as outras larvas que possuem cauda e recebem o nome de cercarias. As cercarias saem do caramujo e contaminam novamente a água.

Esquistossomose

O homem em contato com a água contaminada é infestado pelas cercarias, que penetram no seu corpo pela pele. No corpo humano, as cercarias passam para o sangue chegando até as veias do intestino se desenvolvendo e tornando-se verme adulto.

Para se evitar a contaminação por esquistossomose é preciso ter alguns cuidados fundamentais:

  • Não tomar banho em águas represadas;
  • Não se banhar em águas que tenham caramujos;
  • Interromper o ciclo da vida do verme eliminando os caramujos;
  • Não andar descalço próximo às águas de represas, rios e lagos;
  • Tomar banho em água corrente e limpa;

Cuidado!

Quando sentir algum sintoma da doença procure um médico o quanto antes, pois é uma doença que possui um ciclo e pode contaminar várias pessoas ao mesmo tempo. Além do que é uma doença grave que atinge a corrente sanguínea do homem causando hemorragia e a morte.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados