Colégio Web

O que é a Chikungunya?

Publicidade

Muitas doenças já foram descobertas, mas algumas ainda são pouco conhecidas pelas pessoas. E uma delas é o Chikungunya! Você já ouviu falar dessa doença? Sabe os sintomas e como tratar?

Se você nunca ouviu falar sobre ela, então neste texto você vai ficar sabendo de tudo sobre esta doença ainda pouco falada, mas que afeta parte da população.

A doença da Chikungunya

Esse nome grande e até esquisito quase não se parece com o nome de uma doença, não é mesmo? Mas, a Chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV e muito parecida com a dengue, porque ela se manifesta através de uma picada do mosquito Aedes Aegypti.

As sintomas são praticamente os mesmos que os da dengue, por isso, quando as pessoas começam a senti-los geralmente tendem a confundir. Mas, é sempre necessário consultar um médico para saber a causa real.

Febre Chikungunya

Sintomas

São muitos sintomas que uma pessoa que foi picada por este mosquito pode sentir, grande parte deles são semelhantes a doença da dengue:

– Febre alta provocando inflamações e até mesmo vermelhidão na área local

– Mal-estar, causando enjoos e tonturas

– Cansaço

– Dores pelo corpo

– Dor de cabeça

– Apatia

Embora todos esses sintomas também aconteçam com pessoas que estão infectadas pela dengue, a grande diferença é que na doença de Chikungunya, o paciente sente uma dor de cabeça muito mais forte, causando até mesmo uma inflamação forte e aguda e também vermelhidão no local.

Chikungunya

Curiosidade do nome da doença

A febre causada pela doença Chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez no ano de 1950, na Tanzânia. Com isso, a doença recebeu esse nome um tanto quanto complicado até de se falar, pois a palavra Chikungunya significa “aqueles que se dobram” e no dialeto Makonde da Tanzânia, este termo é usado para designar as pessoas que sofriam com o mal sobre alguma coisa.

Por isso, eles resolveram utilizar este nome para a doença. Muitas pessoas nunca se quer ouviram falar sobre ela, e por isso se você sentir ou conhecer alguém que esteja apresentando os sintomas da Chikungunya nunca faça a auto medicação e procure sempre um médico para verificar o que está acontecendo. Ela precisa ser tratada da forma correta para não ocorrer futuras complicações.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados