Colégio Web

O que é Acessibilidade?

Publicidade

Muitos ouvem a palavra “acessibilidade”, “inclusão”, mas na verdade não sabem muito bem qual o papel dela na sociedade.  Essa palavra vem do latim accessibilitas, -atis e quer dizer, segundo o dicionário: Qualidade do que é acessível. Hoje, no Brasil o número de pessoas com deficiências, mobilidade reduzidas, cadeirantes é muito grande, mas, o país ainda não está 100% pronto para essa diferença, isso pode ser percebido em calçadas, locais de trabalho, de lazer.

Este termo começou a ser utilizado na década de 1950 quando a sociedade passou a observar a dificuldade da convivência social pela qual passavam os indivíduos com dificuldades motoras.

Neste momento, as pessoas com este tipo de dificuldade começaram a ser reintegradas a sociedade, através das relações familiares, no mercado de trabalho e posteriormente na comunidade em geral.

Os profissionais de reabilitação da época constatavam que esta socialização era dificultada por diversos fatores, tais como: as barreiras arquitetônicas nos espaços urbanos, nos edifícios, nas residências e nos meios de transporte coletivo.

Esta etapa de sociliazação entre as pessoas com dificuldades motoras e a comunidade como um todo, ficou conhecida como fase da integração.

Esta fase de integração durou cerca de 40 anos, até que a sociedade começou a desenvolver gradativamente o processo conhecido como fase da inclusão.

A partir de 1990, a sociedade começou a ter noção da importância da acessibilidade para a construção de um mundo mais desenvolvido e menos desigual.

Neste momento, as pessoas começaram a se preocupar em adequar os ambientes arquitetônicos, aos desenhos universais, no qual os ambientes públicos e privados, os meios de transporte e os utensílios são criados para todas as pessoas, sem distinções ou desigualdades.

Adaptações Necessárias

O ambiente de trabalho está relacionado a diversos aspectos, como: o transporte de materiais, o mobiliário, os equipamentos diários, as condições ambientais, dentre outros.

Entretanto, quando uma empresa contrata pessoas portadoras de deficiência, esta organização precisa fazer algumas adequações para a realização do trabalho.

Esta adaptação deve ser feita em diversos tipos de atividades, tais como: o posto de trabalho do funcionário, o tempo de trabalho e de sua organização, a adaptação do espaço físico da empresa, etc.

É importante destacar, que estas medidas precisam ser feitas para facilitar o acesso das pessoas portadoras de deficiências ao local de trabalho e também auxiliá-las na realização das tarefas da empresa.

A utilização de apoios especiais para a contratação desses funcionários torna-se imprescindível. Dentre os diversos tipos de apoios que são necessários podemos destacar: as tecnologias de acesso ao computador e à internet para as pessoas com deficiência visual e motora, sintetizadores de voz, livros falados, sinalização de alarmes sonoros e luminosos, folheadores eletrônicos para tetraplégicos, serviço de impressão em Braille, dentre outros.

Ainda temos muito o que melhorar no quesito acesso, mas estamos no caminho, se cada um fizer sua parte, ajudando e cobrando chegaremos mais rápido a um país acessível.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados