Colégio Web

O Chá e seus benefícios para a saúde

Publicidade

Nesse friozinho, nada mais agradável do que beber um chá ao lado de amigos, dos filhos, do marido, do namorado, enfim é muito bom estar na companhia de quem se gosta, não é mesmo? Aproveite esse momento, pois, além de prazeroso, é muito benéfico para nossa saúde.

A história do Chá

A história do chá é muito antiga, tem por volta de 5000 anos e teve seu início na China. Uma lenda já conhecida menciona que o Imperador Sheng Nong, conhecido como Curandeiro Divino, além de ser um governante e estudioso das artes e das ciências. Devido às epidemias existentes na época ele decretou que pessoas fervessem a água antes de consumi-la.

Dizem que quando passeava pelos jardins solicitou aos seus servidores que lhe fervessem um pouco de água enquanto descansava embaixo da sombra de uma árvore. De forma inesperada algumas folhas caíram dentro do seu copo alterando a tonalidade da água e produzindo um aroma agradável. O imperador observando o ocorrido resolveu experimentar e bebeu a água. Ele se surpreendeu com o sabor que acabava de conhecer.

O chá foi avançando pelo Ocidente, pelo Oriente. Os portugueses foram grandes exportadores para a Holanda e França, até que, finalmente, o chá invadiu o mundo e está presente em nossos dias como nosso grande aliado.

O verdadeiro “chá” tem o arbusto de nome científico Camellia Sinesis.

Vamos conhecer os benefícios do chá para o nosso organismo?

Benefícios do Chá para a saúde

O Chá e seus benefícios

Agora que conhecemos sobre a interessante história do chá, vamos entender sobre os seus benefícios para nossa saúde.

Após anos de estudo, os cientistas puderam comprovar a eficácia das ervas considerando o seu poder medicinal. Os cientistas analisam as diversas ervas para efeitos na área terapêutica e na área de cosméticos.

O chá é um aliado para nosso organismo, pois dependendo da erva (folha) usada na infusão, podemos obter um efeito calmante, desintoxicante, digestivo, diurético, emagrecedor, anti-inflamatório, estimulador de apetite, antissépticos e cicatrizantes. Vamos conhecer alguns deles:

  • Calmante: capim-cidreira, hortelã, folha de laranja, alface, maracujá, melissa.
  • Digestivo: erva-doce, hortelã, camomila, poejo, angélica, carqueja, anis estrelado, raiz de genciana e boldo.
  • Estimulador de apetite: alecrim, agrião, camomila, melissa, manjerona, dente-de-leão.
  • Cicatrizante: eucalipto, maracujá, couve.
  • Anti-inflamatório: agrião, limão, hortelã, urtiga, folha de abacate, cavalinha e alecrim.
  • Antisséptico: arnica, limão e malva branca.
  • Emagrecedor: gengibre e canela.

Como preparar um delicioso chá

É muito fácil e rápido preparar um chá, mas alguns cuidados devem ser seguidos para manter os princípios ativos e obter o resultado esperado.

Coloque água numa panela na quantidade que desejar para ferver. Depois desligue o fogo e coloque as folhas da erva desejada e deixe por alguns minutos. Coe e despeje o chá numa garrafa de vidro, numa garrafa térmica ou inox. Não deixe em alumínio ou plástico, pois o material pode interagir nas propriedades presentes no chá.

Pronto! Tomando esses cuidados você já pode servir um delicioso chá. O aroma perfuma o ambiente e pode ainda criar um delicioso clima de aconchego.

Lembre-se: dependendo da folha não devemos utilizar em excesso, como é o caso dos chás para emagrecimento, pois pode ser prejudicial a nossa saúde.

Que tal um chá? Com esse friozinho, nada melhor!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados