Colégio Web

Miopia – Definição e tratamento

Publicidade

Se você perceber que a sua visão não anda nada bem e que a cada dia só piora, algo de errado acontece!  Você assiste à TV ou fica diante da tela do computador por muitas horas todos os dias? Esses fatores podem ser um agravante quando falamos de visão. A perda da visão é um assunto delicado e sério que devemos saber mais para podermos evitar alguns hábitos que são prejudiciais. Vamos conhecer sobre essas doenças e como podemos evitá-las!

Pesquisadores de vários países realizam diversas experiências no intuito de descobrir a incidência de muitas doenças nos seres humanos. Atualmente, uma pesquisa realizada por pesquisadores alemães da Universidade de Mainz realizaram uma pesquisa em cinco mil pessoas com o intuito de estudar sobre a incidência da miopia em adultos. Os pesquisadores descobriram que pessoas que passam mais tempo na frente dos livros ou da tela do computador têm maior incidência da doença.  As pessoas estariam mais pré-dispostas a aquisição da mesma, agravando com o tempo. De acordo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a miopia atinge 36% da população brasileira.

O que é miopia?

Miopia Doença

Miopia é uma doença ocular que consiste na focalização incorreta das imagens que observamos de longe. Essa imagem fica distorcida, embaraçada ou até mesmo turva, sem foco. Enxergamos muito bem os objetos que estão próximos, mas com muita dificuldade os que estão distantes. Em outras palavras, a miopia é um erro de refração do olho, ou seja, é a falta de nitidez na visão, na imagem que está sendo visualizada que é provocada pelo formato do olho, pois ao termos miopia, fica mais acentuado, ou melhor, mais comprido e a córnea mais curva.

Os sintomas são dores de cabeça, fadiga ocular e a dificuldade de enxergar de longe.

Fatores para o surgimento da miopia

Os fatores que aumentam a probabilidade do surgimento da doença e o seu desenvolvimento depende de questões genéticas e de fatores externos, como o uso excessivo de computadores e outros meios de eletrônicos como tablets, TV, celulares, notebook e outros.

Miopia

A doença aparece com maior frequência em crianças na idade escolar e adolescentes. Acredita-se que com o crescimento e o desenvolvimento da doença, quando chega-se aos 20 anos o problema para de avançar e se estabiliza.  Mas isso não é regra! Muitas pessoas ainda continuam com o problema que só tem a se agravar com o passar do tempo.

Tratamento da miopia

Atualmente, já existe tratamento como cirurgia a laser, mas é contraindicada para algumas pessoas.  Para a realização de cirurgia é necessário vários exames. O diagnóstico nas crianças é realizado por meio de consulta ao especialista e a primeira queixa é de não enxergar direito.  O uso de óculos e lentes de contato ajuda na correção do problema e também para a visualização.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados