Colégio Web

Método Tabata: o que é e como funciona?

Publicidade

Emagrecer é praticamente um desejo universal e entre tantos modos hoje iremos te apresentar “O Método Tabata”, que é utilizado em treinos para o emagrecimento e vem ganhando cada vez mais adeptos.

Como tudo relacionado a emagrecer causa dúvidas, resolvemos te ajudar! E com esse artigo você irá solucionar todas as suas dúvidas sobre o Métodos Tabata, e, talvez, essa seja a chance que você tanto estava esperando para perder peso.

1. Quem é Izumi Tabata?

Nos anos 90, pesquisadores japoneses comandados pela PhD Izumi Tabata resolveram buscar respostas para o treinamento intenso. Um assunto que começou a ganhar destaque nesta época com a popularização das academias e desejo de muitos em encontrar a boa forma.

Método Tabata

Os resultados dos estudos são considerados, até hoje, um grande passo na ciência do exercício físico, com a comprovação que a intensidade do exercício é tão importante, ou até mais importante, que o volume do treinamento. Dessa forma, foi criado o Método Tabata, baseado muito mais em exercícios aeróbicos.

2. Como funciona esse método?

Como dissemos anteriormente, o Método Tabata é baseado nos exercícios aeróbico, usando o Vo2 máximo como referência.

O método Tabata consiste em alternar entre 7 e 8 séries, de exercícios aeróbicos, que podem variar entre caminhada, bicicleta, transport ou qualquer outro. Importante deixar claro, que cada série tem 20 segundos de alta intensidade.

No final de cada série é necessário descansar aproximadamente uns 10 segundos, o chamado descanso ativo. Isso significa que você não deve parar, mas apenas diminuir a intensidade, do exercício que está fazendo.

Falando em tempo, você perceberá que o método Tabata original tem duração de 4 minutos, isso se você somar as 8 séries que devem durar, em média, 30 segundo cada.

4. Realmente funciona para emagrecer?

Método Tabata

A resposta é simples e em pouco tempo, você irá perceber que ele funciona sim! O método Tabata é supereficiente, quando o objetivo é a perda de peso.

Para ele começar a fazer efeito, o método Tabata deve ser “praticado”, pelo menos, 4 vezes na semana conciliando com cuidados alimentares básicos, como comer alimentos saudáveis, exagerar nas verduras, legumes e vegetais, beber muita água, entre outros.

O Método Tabata pode ser utilizado para homens e mulheres, e como todo procedimento sério para emagrecer, é muito importante haja um acompanhamento da evolução, quanto a perda de gorduras e peso, afinal o método consiste em variações.

Com certeza, agora deu para você entender melhor sobre o Método Tabata, e talvez essa seja a alternativa que você tanto buscava para emagrecer.

Pense em uma rotina de treinos, seja na academia ou na sua casa, e leve isso a sério, junto com uma boa alimentação.

Em pouco tempo você irá perceber os resultados e quanto é gratificante emagrecer por método sólidos, baseados em exercícios e sem formulas malucas que sempre acabam dando errado e fazem você querer desistir de tudo.

Foco nos exercícios!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados