Colégio Web

Melhores tipos de ovos para a saúde

Publicidade

Por muito tempo o ovo foi considerado um vilão da alimentação saudável e foi condenado por especialistas de todo o mundo. Felizmente, já faz um tempo que se provou que o ovo é na verdade o total oposto disso e que é responsável por uma saúde de ferro e por uma alimentação saudável, assim como o frango.

Isso porque estudos provaram que consumir ovos diariamente traz uma série de benefícios para o corpo, entre eles a prevenção de doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer. Isso porque o alimento é conhecido por ser uma rica fonte de proteínas e nutrientes, que são responsáveis por fazer bem para a visão, para o cérebro e também para a recuperação muscular.

Entre as substâncias benéficas presentes no ovo está a colina, que é necessária para a realização das funções básicas do corpo, como o bom funcionamento das células, do fígado e também para o transporte de nutrientes.

Apesar de ser produzida pelo corpo, a colina não é fabricada no organismo na quantidade diária necessária, o que gera a necessidade de suplementação alimentar, como com o consumo diário de ovos.

E é exatamente nisso que separamos aqui as diferenças entre os ovos para que você consiga escolher o que mais se adapta as suas necessidades.

Vamos saber mais!

Melhores tipos de ovos para a saúde

Ovos brancos e ovos vermelhos (de casca marrom)

Normalmente se associa a cor da casca do ovo as suas propriedades nutricionais. Mas a verdade é que a característica não diz nada, a não ser em relação à genética da galinha que o botou.

Em resumo, galinhas de penas brancas botam ovos brancos, enquanto galinhas de penas vermelhas botam ovos vermelhos, com nenhuma diferença nutricional entre eles.

Ovos de granja

Os ovos de granja são aqueles produzidos em ambientes controlados, em que os animais são bem tratados, para gerar os melhores ovos existentes.

Não é à toa que são os mais buscados, por oferecerem segurança e conforto a todos que buscam por saúde e bem-estar.

Ovos caipiras

Ovos caipiras são aqueles que são botados por galinhas que são criadas foras de gaiolas ciscando livremente, o oposto dos ovos de granja.

Melhores tipos de ovos para saúde

Esse tipo de ovo é mais saudável do que os de granja, isso porque a alimentação das galinhas é toda de origem vegetal e sem pigmentação e os animais não podem tomar remédios que estimulem o crescimento e nem antibióticos – como acontece nas granjas.

Ovos orgânicos

O melhor dos três, são produzidos por galinhas que recebem alimentação 100% orgânica, sem agrotóxicos ou fertilizantes.

Sendo assim,  esse tipo de ovo é livre de qualquer resíduo químico e também tem uma produção ecologicamente correta, que preza pelo bem-estar dos animais. Por tudo isso, eles apresentam cerca de quatro vezes mais vitamina A do que ovos botados por galinhas de granjas.

Para ter ovos chamados orgânicos o produtor precisa ter um certificado emitido por uma certificadora autorizada que segue parâmetros do Ministério da Agricultura.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados