Colégio Web

Massagem – História, Benefícios e Dicas

A história da massagem é muito antiga, cerca de 300 a.C. Ela é definida como um conjunto de atos executados com as mãos ou com ajuda de aparelhos no corpo!

Publicidade

A maioria da população sofre com alguma forma de dores musculares, tensões e desconforto. Esse desconforto muitas vezes é ocasionado pelas atividades diárias realizadas e pelo estresse do dia-a-dia.

O que você acha de uma massagem relaxante depois de um dia agitado, com reuniões, feedbacks, cumprimento de metas, entrega de relatórios e tudo mais? Não deixe seu trabalho acabar com sua saúde! Você pode amenizar esse tipo de desconforto realizando uma massagem relaxante! Já pensou nisso?

Existem várias clínicas e profissionais atuando nesse ramo de atividade. Cuidado! Procure se informar e peça referência ou indicação de profissionais. Certamente, você encontrará ótimo profissional a sua espera! Vamos conhecer sobre a história e os benefícios da massagem relaxante!

História da Massagem

A história da massagem é muito antiga, cerca de 300 a.C.  Há registro de que os povos mais antigos como os egípcios, hindus, gregos e romanos já usavam a prática da massagem para alívio de dores.

Mais tarde, os chineses e japoneses lideraram as mais variadas técnicas e métodos de realizar massagem.

Como definimos massagem?

A massagem é um conjunto de atos executados com as mãos ou com ajuda de aparelhos sobre as partes do corpo. Ainda podemos definir que massagem é a fricção realizada com as mãos ou ainda com a ajuda de aparelhos sobre as partes do corpo utilizando várias técnicas e métodos criados através de estudos e pesquisas.  A massagem pode ter as seguintes finalidades: terapêutica, relaxante, desportiva e estética.

Finalidades:

  • Terapêutica é usada para auxiliar e ajudar em tratamento de doenças;
  • Desportiva é usada para manutenção, correção e prevenção de lesões em atletas profissionais;
  • Relaxante é usada para relaxamento físico e mental;
  • Estética é usada para o relaxamento da musculatura do rosto e seu embelezamento.

Massagem

Material usado para a massagem – creme e óleo

O creme é usado para ajudar no deslizamento das mãos sobre o corpo e  a potencializar a massagem realizada.

O óleo é o mais usado pelos profissionais. O óleo pode ser industrializado, caseiro ou terapêutico.

O óleo essencial é usado para ajudar e promover o alívio de dores e doenças. Eles não são medicamentos, contém propriedades das plantas medicinais aromáticas e terapêuticas. Cada planta possui propriedades distintas para determinadas doenças. Os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele, pois podem causar alergias e queimaduras. Desse modo, são preparados, quimicamente, e vendidos. É fundamental saber a procedência do mesmo para que se obtenha o efeito pretendido. Recomenda-se a compra em casas e lojas especializadas e indicadas por profissionais.

Benefícios da massagem relaxante

A massagem relaxante proporciona o relaxamento dos músculos aliviando a dor, a tensão e o estresse do dia-a-dia. A massagem ajuda o paciente no desconforto em que se encontra melhorando e liberando a tensão proporcionando mais qualidade de vida.

A massagem relaxante tem efeito calmante, estimulante, desintoxicante, energizante, diurético, equilibra a pressão sanguínea e oxigenação dos tecidos.

Ambiente de trabalho

  • O ambiente de trabalho deve ser acolhedor, nesse sentido prefira os ambientes pequenos;
  • Use tapetes ou esteiras, evite carpetes devido à mancha de óleo e outros produtos;
  • Músicas ou aromas a gosto e preferência do cliente.

Excelente massagem!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados