Colégio Web

Como manter a saúde dos dentes?

Publicidade

“O nosso corpo é o nosso templo”, já diziam os sábios! Por isso, alguns cuidados diários são tão importantes e devem ser encarados de forma especial.

Atualmente, as clínicas de estética e beleza estão lotadas, pois a preocupação com estes fatores é muito grande.

A aparência ainda é motivo para preocupação na hora de uma entrevista de emprego, no relacionamento amoroso, na relação profissional e para o próprio ego. Muitos outros fatores sociais contribuem para essa preocupação excessiva com a estética, principalmente, quando você procura por um sorriso bonito e marcante.

Como manter um sorriso bonito e jovial

Para ter um sorriso bonito é necessário muito mais do que uma simples visita ao dentista. A preocupação em manter dentes saudáveis, brancos e joviais vem crescendo a cada dia.

A beleza e a saúde dos dentes estão relacionadas com os hábitos alimentares, com a higiene na escovação, com o estilo de vida e com a genética de cada indivíduo.

Alimentação balanceada

Primeiramente, deve ocorrer a mudança de alguns hábitos alimentares.  Maus hábitos em ingerir alimentos e bebidas com elevado teor de açúcar devem ser evitados. Não é proibido, mas deve ser consumido de forma moderada.

O ideal seria optar por uma alimentação equilibrada e balanceada. Uma alimentação saudável deve conter nutrientes, vitaminas, proteínas, fósforo, cálcio e magnésio. As vitaminas e fibras são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Você pode abusar das frutas, legumes, verduras, queijos e seus derivados, leite, carnes e frango.

Saude dos dentes

Como manter os dentes brancos

Geneticamente, os dentes nunca são totalmente brancos, é possível dar-lhes um tom mais claro removendo as manchas e o tom mais escuros que são associados pelo consumo de alimentos como chás de coloração escura, café, carne vermelha e tabaco.  Esses alimentos devem ser evitados da sua dieta. Se consumidos, escove os dentes em seguida.

Para ajudar a clarear os dentes você pode aproveitar alguns alimentos como os vegetais e frutas duras e fibrosas que esfregam nos dentes quando mastigadas. Nesse caso, a maçã é perfeita!

As clínicas dentárias também são especializadas no branqueamento dos dentes com produtos específicos.

Escovação dos dentes

Diariamente, é importante escovar os dentes usando a escova adequada para o seu tipo de boca e para o tipo dos seus dentes. Você já percebeu que determinados tipos de escova não se adaptam na sua boca? Você precisa fazer a combinação perfeita entre a escova, sua boca e dentes.

As bactérias não se acumulam apenas nos dentes, a língua e as bochechas estão repletas de bactérias e merecem uma escovação caprichada. Após a escovação passe o fio dental, pois em determinados locais a escova não consegue alcançar. Somente o fio dental tem o “poder” de remover os restos de alimentos presos nos espaços entre os dentes que formam a placa bacteriana.  O uso de um enxaguante bucal também é recomendado. Prefira os enxaguantes que não contém álcool.

Prevenção

A prevenção ainda é a melhor forma de combater doenças, portanto para completar a sua saúde dentária, visite o seu dentista regularmente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados