Colégio Web

Lavar as mãos previne doenças e infecções

Publicidade

Lavar as mãos é um ato pequeno, mas muito importante para a saúde das pessoas, e fundamental para o nosso dia-a-dia. O ato de lavar as mãos pode ser o maior remédio de prevenção para muitas doenças, pois elas estando em contato com tudo ao nosso redor acabam sendo perfeitos “ninhos” para as bactérias se proliferarem.

Algumas doenças que podem ser evitadas com o simples ato de higienizar as mãos são:

  • Diarreia
  • Hepatite
  • Gripe e Infecções intestinais

Uma pesquisa feita pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostrou que apenas 1/3 dos hospitais do Brasil têm uma adesão à higiene acima de 70%. Segundo as pesquisas, muitos hospitais seguem aos padrões exigidos de limpeza das mãos só que não existem programas de treinamento e monitoramento desses profissionais.

De acordo com o instituto de Infectologia Hospitalar da Sociedade Brasileira de Infectologia, o treinamento permanente dos profissionais é a melhor maneira para mudar as estatísticas:

Os hospitais precisam investir em treinamento constante. Os médicos e enfermeiros são pessoas bem formadas, mas a higienização deixa a desejar, mesmo entre esses profissionais“. Segundo esses especialistas, a melhor maneira de incentivo é premiar profissionais ou áreas onde a higiene é um hábito frequente talvez seja um bom estímulo.

Lavando as mãos corretamente


Lavar as mãos é mais fácil do que se imagina, mas só passar o sabonete não é o suficiente. Saiba o passo a passo para elas serem corretamente higienizadas.

  • Tire todos os acessórios (anéis, alianças, pulseiras, relógios).
  • Comece lavando a palma, os dedos e o pulso embaixo das unhas.
  • Enxágue-as bem até sair toda a espuma.
  • Seque com uma toalha limpa (em casa) ou com papel toalha (em locais públicos).

Use sempre que possível o álcool em gel que foi muito utilizado durante o surto da gripe (H1N1), e que fez cair o número de casos de outras doenças.

O dia mundial de lavar as mãos foi criada em 2008 por uma marca de sabonetes antibacterianos. Essa iniciativa fez com que órgãos do governos, ONG’s e instituições internacionais agarrassem a ideia e incentivasse a população a lavar as mãos e assim acabar com as doenças causadas pela falta de higiene.

Esse gesto tem de ser adotado por todos, não como uma obrigação, mas como uma rotina e deve fazer parte do cotidiano de todos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados