Colégio Web

Importância dos psicólogos para os atletas

Publicidade

Quando vemos os atletas marcando pontos ou festejando alguma vitória, mal sabemos o quão treinados eles foram – não somente fisicamente, mas também psicologicamente. Afinal, sempre tentamos imaginar os nossos ídolos treinando onde quer que seja para serem vencedores e conquistar o título que está em disputa, mas pouco pensamos que também é muito importante o processo psicológico para que eles brilhem em cena.

Nesse artigo, será mostrado qual é a importância dos psicólogos para os atletas – já que, principalmente nos esportes de competição, um dos objetivos principais é o rendimento. Então, como será que funciona o psicológico desses atletas? Você já parou para pensar nisso? Se não, aproveite a reflexão e a análise sobre o assunto. Confira tudo isso e muito mais agora mesmo.

Psicólogos e os atletas

Importância dos psicólogos para os atletas

Dia após dia os atletas e treinadores estão sempre buscando aperfeiçoar a metodologia do treino. Com isso, eles adicionam cargas, aprimoram técnicas e criam novas táticas de jogabilidade – tudo isso, claro, com o único objetivo de poder finalmente garantir a melhor performance possível nas competições mais importantes do mundo. É preciso um esforço essencial do atleta para conseguir chegar ao pico máximo de desempenho na sua competição mais importante – no caso dos atletas de elite, os eventos mais importantes e que requerem um esforço para lá de suado durante os treinamentos são os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo e/ou os Campeonatos Mundiais.

Claro que são nesses torneios mais importantes que se enfrentam os melhores adversários – e, como consequência, é onde a competição se torna ainda mais exigente e difícil. Sendo assim, são neste tipos de certames que o atleta é colocado literalmente à prova. Para isso, treinar não somente o corpo é fundamental: o psicológico também é muito importante. Afinal, os atletas possuem uma carga imensa de cobrança para que eles deem o melhor de si durante os jogos – e, se eles não souberem lidar com as emoções, podem se dar muito mal.

A emoção, então, é o principal fator que os psicólogos resolvem com atletas do mundo todo. Eles contam os seus anseios, medos e vontades, e os psicólogos ajudam a lidar com todos os sentimentos – inclusive a ansiedade antes de qualquer partida que possa atrapalhar o rendimento de qualquer atleta em cena.

Importância psicólogos para os atletas

Veja abaixo quais são as questões mais tratadas durante as sessões de psicologia com os atletas:

  • A capacidade de conseguir lidar e controlar a ansiedade antes dos jogos e dos eventos mais importantes;
  • Ter mais confiança em si durante os jogos;
  • Tenacidade mental / resiliência;
  • Ter mais inteligência esportiva;
  • Garantir a capacidade de focar e bloquear as distrações;
  • Ajudar a aumentar as chances de competitividade;
  • Ter ética e garantir o trabalho duro;
  • Aumentar a capacidade de definir e conseguir atingir todas as metas;
  • Ter capacidade do treinador;
  • Conseguir altos níveis de esperança disposicional;
  • Aumentar o otimismo;
  • Ter um perfeccionismo adaptativo a cada jogo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados