Colégio Web

Importância dos nutrientes na dieta

Publicidade

Atualmente, os brasileiros exageram no consumo de alguns alimentos na hora das refeições e cometem erros comuns de ingestão de alimentos calóricos e gordurosos, além de o consumo excessivo de açúcar refinado. Esses alimentos são prejudiciais, principalmente para o bom funcionamento das artérias.

Além dos alimentos já mencionados, o consumo de carne também entra na lista de alimentos consumidos de forma excessiva. O consumo de bebidas alcoólicas, além de ser prejudicial à saúde, acarreta sérias consequências físicas, psicológicas, familiares e sociais.

Os nutrientes importantes acabam perdendo o espaço na alimentação dos brasileiros. O maior erro é de priorizar a contagem de calorias consumidas ao invés de contabilizar os nutrientes que foram consumidos.

Arroz com Feijão

Alimentos com alto poder nutritivo, como as frutas, feijão e suco natural, têm deixado de ser consumido pela população e substituídos por alimentos “zero” calorias, na tentativa de manter o corpo em forma e de alcançar mais qualidade de vida e saúde. Mas na verdade, essas pessoas não estão agindo de forma correta, pois esses alimentos não contêm os nutrientes necessários ao nosso organismo, e são ricos em conservantes, corantes, adoçantes químicos, estabilizantes e muitos outros procedimentos industrializados que fazem mal a saúde, se consumidos excessivamente.

A falta de nutrientes, como as vitaminas, proteínas, minerais, carboidratos e as gorduras, ocasionam o desequilíbrio do nosso metabolismo, aumentando a compulsão alimentar (fome) e a possibilidade de depressão, dificultando o emagrecimento e deixando o nosso organismo fragilizado ao contagio de doenças.

A falta de fibras em nosso organismo pode ocasionar várias doenças como hemorroidas, obesidade, doenças cardiovasculares, intolerância à glicose e constipação intestinal.

Você sabe o que é avitaminose?

A avitaminose é a falta de vitaminas no organismo, que pode acarretar em muitas doenças, dentre elas podemos mencionar algumas como: a cegueira noturna, pelagra (deficiência causada pela falta de niacina), raquitismo, obesidade, anemia, distúrbios metabólicos e muitas outras doenças.

Avitaminose

Entenda os rótulos no momento da compra!

Quando vamos ao supermercado, não nos preocupamos em ler os rótulos dos produtos, pois sempre fazemos as compras na correria e pegamos todos os produtos que estão à disposição nas prateleiras. É importante observarmos os ingredientes e componentes utilizados para a fabricação do produto. Sabendo o que faz mal, você pode controlar o consumo desses produtos. Alimente-se bem e de forma correta!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados