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A importância das fibras alimentares na alimentação

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As fibras possuem um papel fundamental em nosso organismo, principalmente, no aparelho digestivo. Elas são carboidratos formados da união de átomos de carbono e oxigênio que por reação química formam os polissacarídeos. Os principais polissacarídeos são determinados pelas suas estruturas, ou seja, pela sua composição. Alguns possuem a função energética e outros, a função de estrutura. As fibras alimentares servem para a boa regularização e funcionamento do aparelho digestivo.

Tipos de Fibras Alimentares

As fibras alimentares se dividem em fibras solúveis e insolúveis.

  • As fibras solúveis se dissolvem na água e possuem a função de ajudar no metabolismo no trato gastrointestinal, principalmente para a proteção de doenças como o câncer colorretal, atuam também diminuindo a absorção de colesterol e glicose no organismo.
  • As fibras insolúveis não se dissolvem com a água e atuam em nosso organismo aumentando a absorção de água ajudando no aumento do bolo fecal, assim conseguimos evacuar em maior quantidade e com maior regularidade.

Existem os polissacarídeos estruturais e os polissacarídeos energéticos. Mas para que servem? Vamos exemplificar alguns deles para melhor entendimento de como funcionam em nosso organismo.

Polissacarídeos Estruturais

Amido

  • A celulose tem a função de formação da parede celular e possui em abundância na natureza. Encontramos nas cascas de frutas, na farinha de trigo, em farelos e em sementes. A celulose atua em nosso organismo aumentando o número de evacuações.
  • A quitina é a responsável pela composição da parede celular de fundos e no exoesqueleto dos artrópodes.

Polissacarídeos energéticos

  • O amido é responsável pela reserva e encontramos nas raízes, caules e folhas.
  • O glicogênio é o carboidrato responsável pela reserva dos animais e dos fungos.

Fibras Alimentares

Além desses encontramos outros tipos de polissacarídeos. Vamos conhecê-los!

  • Hemicelulose: são encontrados nos grãos de cereais, em farelo de trigo, na soja e no centeio.
  • Pectina: são encontradas, principalmente, na casca das frutas como maçã, limão, laranjas, e também na casca da batata, em legumes e vegetais. No nosso organismo atua adiando o esvaziamento gástrico, aumentando a produção de ácidos biliares proporcionando menor fermentação.
  • Gomas: são encontrados nos farelos e farinha de aveia e no farelo de cevada. Atuam em nosso organismo aumentando a capacidade hidrofílica, ou seja, melhoram a tolerância e absorção de água e de glicose.
  • Mucilagens: são encontradas em sementes e algas.
  • Lignina: são encontrados em grão integral, ervilha e aspargos.

Agora que você já sabe a importância das fibras pode incluí-las em sua dieta.

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