Colégio Web

Importância das abelhas para o nosso bem-estar

Publicidade

Você sabe o que é apicultura? Para que ela serve? Quais os principais produtos? Vamos conhecer sobre esse interessante assunto!

A apicultura é a ciência que estuda a criação de abelhas. O maior objetivo nessa criação é de produzir para fins comerciais a produção de produtos como o mel, a geleia real, a própolis e o pólen. O ramo da ciência que estuda mais a fundo é a zootecnia.

A importância das abelhas

As abelhas produzem substâncias e produtos importantes para o ser humano, pois muitos deles servem para evitar ou amenizar doenças como gripes e resfriados, cáries e até doenças mais graves como o câncer.

Gripes e resfriados

O mel possui ação antisséptica e antimicrobiana, por isso age diretamente nos microrganismos que atuam como agentes causadores de gripes, resfriados e dores de garganta, atacando as bactérias que causam a infecção.

 Mel Abelhas

Cárie

Foi comprovado cientificamente que a própolis é muito eficaz contra uma bactéria causadora da cárie – a enzima Streptococcus mutans. É recomendado pelos especialistas o uso da própolis como agente de prevenção por meio de bochecho diário.

Principais produtos da apicultura

A geleia real é um alimento que contém muitas proteínas e é produzida pela colmeia. É um trabalho árduo realizado pelas abelhas que serve de alimento apenas para os embriões e para a abelha rainha.

A própolis é uma substância produzida pelas abelhas ao se misturar com resina de árvores e as secreções das abelhas. Ela possui ação bactericida, antifúngica e antioxidante. Em suas propriedades, encontramos aminoácidos, bioflavanoides e vitaminas; sua coloração varia do verde escuro ao preto e seu cheiro é bem forte. Na colmeia, a própolis age como proteção do frio (serve de agente térmico), da invasão de insetos e de outras abelhas invasoras na colmeia, além de higienizadora na colmeia.

Apicultura

O mel é uma substância natural e sua coloração depende da flora encontrada pelas abelhas. É fonte de energia e um alimento rico em aminoácidos e nutrientes para o ser humano. Também é usado como fonte de alimento para a colmeia.

O pólen é um alimento rico em proteínas e muito utilizado como fonte de reserva de seus recursos.

E o apicultor?

O profissional que cuida e trata das abelhas é o apicultor. É preciso saber lidar com as abelhas e principalmente como o apiário (local em que as abelhas vivem). Muitos equipamentos são usados para o manuseio e a retirada do mel pelos apicultores.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados