Colégio Web

Hortelã – Benefícios, Propriedades e Recomendações

A hortelã é uma planta herbácea com folhas verdes ovaladas e serrilhadas nas bordas. Seus benefícios para a nossa saúde são fantásticos! Então, conheça-os!

Publicidade

A hortelã é uma planta herbácea com folhas verdes ovaladas e serrilhadas nas bordas; suas flores são pequenas e em tom de violeta. É uma planta conhecida e muito usada na medicina terapêutica, na culinária e na indústria cosmética. A hortelã possui vitaminas A, B e C, minerais, cálcio, fósforo, ferro e potássio. 

A hortelã é uma planta que se adapta muito bem em qualquer situação. Pode ser cultivada num vaso em casa. Ela é bastante resistente e serve para perfumar o ambiente.

Propriedades da Hortelã

As propriedades terapêuticas são antiespasmódica, analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, digestiva, anestésica e expectorante.

Benefícios da Hortelã para a saúde

A hortelã exerce ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo. É indicada para dores de cabeça, dores abdominais, cólica e flatulência, gripes e resfriados, ajuda na perda de peso, elimina e impede a formação de muco (catarro).

O cálcio é importante para a formação dos ossos e dos dentes e o ferro evita doenças como a anemia.

Como usar a hortelã

Hortelã

  • Gargarejo com o chá melhora o hálito e ajuda a combater as dores de garganta, da faringe e da laringe;
  • Pode ser usada amassada para acalmar picada de insetos;
  • Emplasto com a função de anestésico devido à substância encontrada na erva – o mentol. O mentol dá uma sensação refrescante e ajuda a combater vírus e bactérias;
  • Na indústria de cosméticos a planta atua como antioxidante devido ser rica em vitamina A e C. As vitaminas potencializam o colágeno atuando de forma benéfica na pela e nos cabelos. Muitos produtos para a beleza dos cabelos e pele possuem em sua composição a hortelã;
  • A hortelã é muito usada na culinária dando sabor extra a enfeitando os pratos. O sabor e aroma são marcantes. Pode ser usado para preparar deliciosos pratos com carnes como é o caso do quibe, tempero de carnes e frango. Também usada em molhos, saladas e sucos. A hortelã combina perfeitamente com as frutas como o abacaxi, melancia, pêssego e maçã. Dá um toque refrescante e um sabor delicioso.
  • A hortelã também pode ser servida como chá, em temperatura quente ou fria. O chá pode ser misturado com frutas, se preferir! Fica muito gostoso! Experimente!

Chá de hortelã

Coloque em uma panela uma xícara de (chá) de erva fresca (pode ser usado também os talos) e ferva em meio litro de água. Deixe ferver por dois minutos e desligue. Deixe em infusão por quinze minutos. Coe e sirva. Pode ser servido quente ou gelado. Pode ser adoçado com açúcar ou mel e ainda não ser adoçado.

Pode ser misturado ao chá chocolate com menta ou suco de casca de frutas. Nesse último caso, você pode bater a casca de frutas com o chá, coar e beber gelado ou quente.  Além de deliciosa bebida e muito nutritiva e faz bem a sua saúde!

A hortelã não possui cafeína, portanto é perfeita após as refeições.

Recomendações

A hortelã é usada como complemento nutricional, não substitui a medicação usual que deve ser utilizada em casos mais graves de doenças.

Recomenda-se sempre a orientação de um médico especialista para orientação e diagnóstico.

Contra indicação

O uso excessivo da hortelã ingerido por crianças pode causar irritação na mucosa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados