Colégio Web

Hipoglicemia e diabetes – Definições, tratamentos e sintomas

A hipoglicemia é a diminuição do nível de açúcar no sangue. Conheça os seus sintomas, tratamentos e muito mais informações para você se precaver!

Publicidade

A hipoglicemia é a diminuição do nível de açúcar no sangue.  A normalidade da taxa de glicose pode variar para cada pessoa, mas quando o nível está abaixo de 70 mg/dl, já podemos sentir os sintomas de que algo está errado, podendo ocorrer à hipoglicemia.

Sintomas da hipoglicemia

Os sintomas da hipoglicemia são tontura, dor de cabeça, tremores, zumbido no ouvido, suor excessivo, convulsões, confusão mental, visão embaçada, coração acelerado, fraqueza e sensação de desmaio. Em casos mais graves, pode levar o indivíduo ao coma.

Os sintomas da hipoglicemia são bem parecidos com os sintomas da pressão baixa, mas como diferenciá-los?

A hipoglicemia é a diminuição da glicemia no sangue, e para aliviar os seus sintomas é preciso ingerir açúcar. Com relação à pressão baixa, as causas podem ser as mais variadas, até mesmo esse calor imenso que está fazendo. Para aliviar, podemos ingerir um pouco de sal para amenizar os sintomas.

Quando sentir a sensação de mal estar produzido pela hipoglicemia, você pode ingerir um copo de suco de laranja, uma colher de sopa de açúcar, mel, biscoitos, doces, balas e refrigerantes, o que estiver mais fácil e acessível. Em pouco tempo você sentirá uma sensação de melhora, pois o organismo vai se recompondo.

De acordo os especialistas, a hipoglicemia pode ocorrer com mais frequência em pessoas diabéticas, idosas, magras e crianças menores de 7 anos de idade.

Uma grande polêmica em torno de uma pessoa diabética é de que possa ter mais probabilidade de sofrer hipoglicemia, mas de acordo os especialistas, qualquer pessoa que possua tendência pode adquirir ou desenvolver a doença.

Hipoglicemia

O que é a diabetes?

Diabetes é uma doença que se caracteriza pelo excesso de glicose no sangue. O nosso organismo precisa fabricar a insulina (hormônio que leva o açúcar para as células) e quando o nosso organismo deixa de fabricar esse hormônio pelo pâncreas, o sangue fica com excesso de açúcar.

Tratamento para diabetes

Toda a pessoa que possui diabetes deve ter consigo um aparelho chamado glicosímetro. Ele mede a quantidade de concentração de açúcar no sangue. A doença está relacionada às causas genéticas, mas também podem ser mais propícias nas pessoas obesas e sedentárias. O tratamento é realizado a base de aplicações de insulina de acordo orientação médica.

Precauções

Todas as pessoas devem estar alimentadas, seja para realizar qualquer atividade, principalmente, atividade física. Nunca devemos fazer exercícios em jejum ou mal alimentados, pois, certamente, você passará mal e poderá ocorrer uma crise de hipoglicemia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados