Colégio Web

Higiene dentária – cuidados com os dentes

Publicidade

Nosso corpo precisa de alimentos e líquidos para ser saudável. Para uma perfeita digestão e para ingerirmos os alimentos, precisamos mastigá-los. Quem desempenha o papel de mastigar os alimentos e que possui extrema importância são os nossos dentes.

Como eles funcionam quando nos alimentamos? Os dentes amassam, cortam, moem e perfuram os alimentos deixando-os em pedaços bem pequenos.

Os dentes

Todas as pessoas têm dois tipos de dentes: os dentes de leite e os dentes definitivos ou permanentes. Os dentes de leite fazem parte da primeira dentição e começam a cair por volta dos 4 até os 7 anos. Na primeira dentição temos por volta de 20 dentes distribuídos 10 na parte de cima e 10 na parte de baixo da boca. Os dentes de leite ao caírem dão espaço para os dentes permanentes nascerem. Uma dentição completa de um adulto possui 32 dentes.

Eles têm diferentes tamanhos e formas e são classificados de acordo a sua função e posição que ocupam na boca.   Os incisivos são os dentes situados na parte da frente da boca e que servem para cortar os alimentos. Os caninos possuem formato agudo e pontiagudo e servem para rasgar os alimentos.

Já os dentes pré-molares e molares possuem a função de triturar os alimentos e localizam-se no fundo da boca. Estes possuem formas arredondadas e amassam os alimentos. Como você pode notar cada dente possui a sua função. Passe a língua por eles e você perceberá os diferentes formatos.

Dentes

Você cuida bem deles? Ainda possui dentes de leite?

Precisamos cuidar muito bem dos nossos dentes. Eles merecem cuidados especiais para uma correta higiene prevenindo vários tipos de doenças. Você conhece a inimiga principal inimiga? Isso mesmo! A Cárie!

A cárie é uma doença causada por pequenos seres vivos que chamados de bactérias. Quando não limpamos os nossos dentes corretamente, resíduos alimentares atraem os micróbios que atacam o esmalte, causando a cárie.

A cárie se não for tratada por um especialista (dentista) pode causar dores de cabeça, enxaquecas, problemas no funcionamento dos pulmões, coração, fígado, rins, sistema nervoso, coluna vertebral, gengivite, mau hálito, além de levar a perda do dente.

Como devemos evitar a cárie?

  • Escovar os dentes regularmente após cada refeição, ao levantar e ao deitar;
  • Evitar comer doces, balas, bolachas, sorvetes, chicletes;
  • Usar fio dental;
  • Visitar o dentista regularmente.

Como escovar os dentes corretamente?

  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores (cima) e, depois, dos inferiores (baixo);
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Para ter hálito puro, escove também à língua e o céu da boca, local onde as bactérias ficam instaladas. Faça movimentos suaves para não machucar;
  • Escove os dentes pelo menos de duas a três vezes por dia, durante pelo menos 2 minutos.
  • Use o fio dental regularmente, e passe sempre delicadamente removendo os resíduos dos alimentos.

Sempre que perceber algum incômodo ou dor procure o seu médico especialista ou um plantão de emergência.

Comemoramos o dia do profissional que cuida dos nossos dentes no dia 3 de outubro. Parabéns ao dentista pela belíssima profissão!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados