Colégio Web

Hematose: o que é e como funciona

Publicidade

Dentro do corpo humano existem diversos processos acontecendo todos os dias durante as 24 horas. Todos eles extremamente importantes não só para o perfeito funcionamento do corpo, mas também para nos manter vivos e respirando normalmente sempre.

E um deles é a hematose, um nome que muito pouca gente conhece, mas que representa um processo de extrema importância para o nosso corpo. E é exatamente pensando nisso que separamos aqui uma série de informações sobre o que é e como funciona a hematose para que você entenda esse processo tão importante para o corpo.

O que é a hematose?

Hematose

A hematose é um processo que acontece todos os dias no nosso corpo. Ele nada mais é do que um fenômeno da respiração que acontece dentro dos alvéolos pulmonares – pequenos elementos existentes dentro dos pulmões – e consiste na troca de sangue dentro deles. A troca é entre o sangue venoso, que é rico em gás carbônico, pelo sangue arterial, que é rico em oxigênio.

Ou seja, a hematose é o processo de trocas gasosas que acontece nos capilares sanguíneos localizados dentro dos alvéolos pulmonares. Um processo que media o sistema respiratório e o sistema circulatório, ele faz com que o sangue venoso seja convertido em sangue arterial, sendo assim distribuído por todos os tecidos do organismo para que seja possível acontecer as reações metabólicas que acontecem dentro das células.

A difusão de sangue dentro dos alvéolos pulmonares acontece da seguinte maneira. O oxigênio, que é inspirado no processo de respiração, chega até os alvéolos pulmonares. Lá acontecem as trocas gasosas, que se dão por meio de suas finas paredes, com o sangue dos capilares. Dessa forma, o oxigênio que estava dentro dessas estruturas passa para a corrente sanguínea. Com esse processo o sangue que era venoso passa a ser sangue arterial.

Hematose Pulmão

Consequentemente, por meio do processo de difusão, o gás carbônico que estava presente nos capilares passa para o interior dos alvéolos pulmonares. Esse gás que foi recebido vai ser eliminado para o ambiente durante a expiração. Para isso ele vai percorrer todo o trato respiratório, que é composto por brônquios, bronquíolos, traqueia, laringe, faringe, fossas nasais ou pela cavidade oral, a boca.

Todo esse é processo acontece todas as vezes que você respira, ou seja, ele acontece sem que você precise pensar sobre isso ou que perceba que está acontecendo. E apesar de parecer um processo bastante longo, ele acontece em segundos e dentro de um intervalo de segundos, todas as vezes que você inspira e expira o ar do ambiente em que está.

Extremamente importante para o corpo, sem esse processo você não conseguiria sobreviver.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados