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Guia do colágeno

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Vamos conhecer os benefícios do colágeno para o nosso organismo e em que situações recorremos aos suplementos nutricionais.

O que é colágeno?

O nosso organismo produz uma importantíssima proteína de origem animal que possui a finalidade de diminuir a flacidez e o desgaste das articulações, além de proporcionar a firmeza nas cartilagens. O colágeno também ajuda na sustentação dos ossos proporcionando maior suporte e resistência.  A produção dessa proteína é realizada pelo nosso organismo desde que nascemos, e a partir dos 30 anos essa produção diminui.

Benefícios do colágeno

Colágeno

Os benefícios do colágeno para o nosso organismo são de proporcionar o fortalecimento dos tecidos, dos músculos, dos tendões e o aumento da elasticidade e resistência da pele, além de sustentação dos ossos, proporcionando maior resistência aos músculos.

Medidas de prevenção

Para prevenir a ausência do colágeno é importante ter uma alimentação saudável e a prática de atividade física é fundamental.

Suplementos nutricionais

Algumas pessoas precisam, para o aumento na produção de colágeno ao organismo, de suplementos nutricionais e vitamínicos para ajudar no fortalecimento e crescimento dos cabelos e unhas, além da elasticidade da pele.  Os suplementos não fazem milagres, e para que possam surtir algum efeito, são necessárias algumas mudanças de hábitos, como realizar uma alimentação saudável, não fumar, não tomar sol excessivamente e evitar o estresse quando possível.

Alimentos fontes de colágeno

  • Para a firmeza da pele: alimentos que contenham licopeno, vitamina C, vitamina E e flavonoides.
  • Para o fortalecimento dos cabelos e das unhas: biotina e flavonoides.

Colageno

Encontramos algumas frutas que são fonte de vitamina C como acerola, caju, pêssego, limão, mexerica, laranja, abacaxi, kiwi, morango e muitas outras. Verduras com folhas verdes e escuras, avelãs, castanhas e amêndoas também são importantes. Assim como as carnes vermelhas, frangos, peixes e ovos não podem faltar na dieta.  As gelatinas são fontes de proteínas e ajudam a evitar o envelhecimento.

Contraindicação

Não há contraindicação para o consumo dos complementos nutricionais, mas devem ser ingeridos de acordo recomendação médica. Toda a medicação excessiva pode causar danos à saúde, portanto ingira apenas o ideal. Não é recomendado o uso para mulheres gestantes e em fase de amamentação.

Doenças pela falta do colágeno

A ausência do colágeno no nosso organismo pode ocasionar muitas doenças graves como osteoartrose, artrose, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, cabelos quebradiços e unhas fracas e com manchas, doenças reumáticas, má formação óssea, rigidez muscular e problemas com crescimento entre outras.  Portanto, previna-se!

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