O índice glicêmico já se tornou bastante popular no Brasil. Ele é um importante indicador nutricional, especialmente para aqueles que possuem os seguintes objetivos, que são:

• Controlar o aumento de peso;
  • Controlar o diabetes;
  • Controlar as doenças cardiovasculares.

Essa ferramenta é importante por dois motivos: um está relacionado à insulina; o outro está ligada à glicose. A glicose é o açúcar que consumimos em alimentos, especialmente nas principais refeições. Já a insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por colocar o açúcar nas células, servindo de combustível para gerar mais energia celular.

O papel do índice glicêmico é medir os níveis de aumentos da insulina, à medida que a glicose entra em nosso sangue. Isto é, ele é o indicador tanto da glicose quanto da insulina, orientando pacientes e médicos.

A importância do índice glicêmico na alimentação

Glicose e índice glicêmico

O prato que consumimos na hora do almoço ou da janta são bons exemplos da importância do índice glicêmico em nossa alimentação. Nosso organismo transforma quase tudo que consumimos em glicose, especialmente os carboidratos. Esses alimentos podem ser divididos das seguintes maneiras:

• Baixo (IG menor ou igual a 55);
  • Médio (IG de 56 a 69);
  • Alto (IG maior ou igual a 70).

Esses índices são importantes porque apontam a velocidade exigida para que determinados alimentos sejam metabolizados por nosso organismo. Então, para alimentos com grau elevado de índice glicêmico, mais insulina se cobra para que sejam transportados para a corrente sanguínea.

Em que alimentos há quantidades elevadas de glicose?

Quanto mais elevado for o nível de açúcar no alimento mais se exige do pâncreas para que a glicose seja metabolizada. Alguns dos alimentos com altas concentrações da substância e que acabam fazendo com que nosso organismo trabalhe de maneira dobrada são:

• Açúcar refinado;
  • Arroz branco;
  • Batata;

Todavia, é por meio desses alimentos que há aumento de peso, por exemplo. Sem contar que eles são os principais inimigos de quem possui diabetes tipo 1 e 2. Saber como controlá-lo é fundamental para ter uma qualidade de vida, sem que riscos a saúde possam comprometer até mesmo na alimentação.

Glicose índice glicêmico

A importância da glicose

A glicose é a maior fonte de energia para o corpo humano. Sem essa substância dificilmente sobreviveríamos, já que ela alimenta os seguintes elementos:

• Cérebro;
  • Músculos;

Até mesmo outros seres vivos dependem da glicose para sobreviver. Logo, sua presença se faz necessárias em todos os sentidos. Consumi-la de maneira adequada gera benefícios. Fazer dela presença constante em nossa vida faz com que riscos a saúde sejam evitados.

O que se deve evitar é o consumo excessivo de alimentos que contenham glicose, pois a taxa elevada dessa substância sobrecarrega o trabalho do pâncreas em ter que produzir insulina para que a glicose seja transportada para as células.

Nossas células necessitam da glicose porque esta é a maneira com que produzimos energias. Não apenas nós como também outros mamíferos e seres existentes. Por isso, é essencial o consumo de alimentos que contenham glicose para o bem-estar.