Colégio Web

Gengivite – Definição, sintomas, prevenção e tratamento

Vamos entender como funciona a gengivite, seus sintomas mais frequentes, como realizar a prevenção e compreender os tratamentos corretos. Confira!

Publicidade

Com a correria do dia a dia não nos preocupamos na hora da escovação, mas ela é muito importante para evitarmos muitas doenças, principalmente do coração. Vamos entender como funciona a gengivite, doença que afeta muitas pessoas e cada vez mais lota os consultórios dentários.

O que é gengitive?

A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva e pode ser tratada com alguns cuidados e orientação médica do especialista. A causa da doença está relacionada com a placa bacteriana, e, como o nome já diz, é uma placa formada por resíduos de alimentos que não retiramos com a escovação e com o uso de fio dental que formam as bactérias (tártaro).

Essas bactérias formam na gengiva uma forma de película incolor que produz toxinas, ou seja, uma espécie de ácido que irrita a mucosa da gengiva causando a gengivite.

A mulher está mais propicia a contrai-la, pois esse problema está relacionado com as alterações hormonais e é mais comum quando a mulher está grávida e na fase pré-menstrual.

Sintomas da gengivite

A gengiva fica inchada e avermelhada dando uma sensação de desconforto. Na escovação e no uso do fio dental, ocorre sangramento devido à inflamação. As gengivas ficam mais sensíveis, ocorrendo o que os especialistas chamam de retração da gengiva. Essa retração ocorre deixando os dentes com aspecto mais alongados e ocasiona certa sensibilidade ao escovar. Ela também pode ocasionar o mau hálito e gosto ruim na boca. Isso não é nada bom, não é mesmo?

Gengivite

Como prevenir a gengivite?

A higiene bucal é fundamental para se ter uma boca saudável. É recomendável que se faça uma limpeza profissional pelo menos a cada seis meses para a retirada da placa (tártaro) que se acumula nos dentes. Em crianças, a partir de 7 anos, além da limpeza é recomendável aplicação de flúor.

A prevenção pode ser realizada da seguinte forma:

  • Escovar corretamente os dentes e usar adequadamente o fio dental para remover a placa bacteriana (tártaro) e restos de alimentos;
  • Alimentação adequada com nutrientes como o cálcio para garantir dentes fortes e sadios;
  • Evitar o uso excessivo de tabaco;
  • Ir ao dentista regularmente;
  • Escovar os dentes de forma correta e sem força, com o uso de uma escova macia e com o uso de fio dental;
  • Beber líquido para garantir maior salivação, pois a saliva atua na limpeza das bactérias da boca.

Tratamento para a gengivite

O tratamento não é complicado! Basta consultar um especialista para diagnosticar e indicar o tratamento adequado. Geralmente, é realizado com limpeza e raspagem das bactérias e com bochechos e medicamentos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados