Colégio Web

Frutas – Definição, propriedades

Publicidade

Vamos conhecer as frutas e suas propriedades, além de conferir as suas classificações na hora da compra e as diversas formas de consumo? Então, confira!

O que são as frutas?

As frutas são parte da planta que, geralmente, carregam as sementes. Elas possuem aroma e sabor característico próprios, são ricas em suco e podemos consumi-las de várias formas.

Fruta

Propriedades das frutas

As frutas são fontes de vitaminas, fibras, carboidratos (glicose, frutose, sacarose, amido) e minerais.  Encontramos ainda ferro, potássio, vitamina A, C e do complexo B.

Devemos sempre consumir frutas frescas, sem manchas ou batimentos que alteram suas propriedades.  Deve-se ingerir fruta de qualidade e de procedência em que estejam em perfeitas condições de tamanho, coloração, aroma e sabor. As frutas são classificadas da seguinte forma: excelência na qualidade, de primeira, de segunda e de terceira. Vamos entender melhor como isso funciona!

Excelência na qualidade: a fruta é de alta qualidade, não possui nenhum defeito ou manchas na casca devendo estar madura com aroma e cor da fruta.

De primeira: é uma fruta de boa qualidade podendo aparentar pequenos defeitos em sua casca, porém a poupa da fruta deve estar inviolável.

De segunda: é uma fruta de boa qualidade aparentando pequenos defeitos quanto à cor e a forma, mas sem violar a polpa.

De terceira: é uma fruta apreciada para fins industriais, não pertencem às classes anteriores podendo conter em sua casca manchas, mas sempre reservando a polpa.

Frutas

Diferentes formas de consumir as frutas

Podemos consumir as frutas da maneira que imaginarmos. O importante é consumi-las a fim de obtermos ótimos resultados para o nosso organismo. A melhor forma de consumi-las é in natura. Mas também podemos realizar várias delícias com as frutas como doces em calda, compota, carameladas e cristalizadas.

  • In natura: são as frutas frescas consumidas em seu estado natural ou por meio de sucos.
  • Em calda: é a fruta preparada com açúcar ao fogo que forma uma calda rala com o suco da própria fruta.
  • Compota: é a fruta preparada em uma calda bem fina em que a fruta é cozida até que forme uma calda encorpada e com sabor adocicado.
  • Carameladas: é feito um caramelo com açúcar em que a fruta é banhada. A fruta fica com aspecto brilhante e uma casquinha ao seu redor.

Cristalizadas: a fruta passa por todo o processo de doce em calda, e posteriormente, é passada em açúcar cristal. A fruta permanece por vários dias nesse açúcar e é colocada para escorrer. Todo o líquido da fruta se evapora com a cristalização.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados