Colégio Web

Foliculite – Definição, sintomas, tratamento e prevenção

A foliculite é uma inflamação dos folículos capilares (pelo encravado). Veja seus sintomas, como realizar o tratamento e o melhor meio de prevenção!

Publicidade

Você conhece essa doença que pode causar manchas na pele, além de dores e irritações? Vamos ver como podemos nos prevenir dessa doença sabendo quais são as suas causas e como evitá-la!

O que é foliculite?

A foliculite é uma inflamação dos folículos capilares (pelo encravado). Essa inflamação é causada por bactérias e fungos que atingem as camadas da pele. Ela pode ser acompanhada de pus ou não, e surge com maior frequência nas áreas das costas, das coxas, na nuca e nas nádegas. A foliculite é uma inflamação que pode provocar outras lesões como o furúnculo, que atingindo camadas mais profundas da pele, causa manchas e cicatrizes.  Nesses casos, a dor é intensa e incômoda.

Muitas pessoas confundem a foliculite com espinha, que também não deixa de ser uma inflamação, mas possuem características diferentes.

Uma das diferenças entre a foliculite e as espinhas é a localização da parte do corpo que costumam aparecer. Enquanto a foliculite é mais frequente nas áreas citadas acima; as espinhas aparecem com maior intensidade no rosto, no tronco e no colo. Também podem aparecer em outras partes do corpo, mas em menor quantidade.

Foliculite

Sintomas da foliculite

Os sintomas são erupção cutânea, dor no local, vermelhidão, coceira, inchaço, sensação de incômodo.

Causa da foliculite

A foliculite começa com o bloqueio ou danificação dos folículos capilares, que ocorrem com a depilação, ao fazer a barba e ao atrito da roupa com a pele. Nesse momento, os folículos são infectados por bactérias e fungos.

Tratamento da foliculite

O especialista faz o diagnóstico com base na aparência da pele, e exames laboratoriais para detectar qual a bactéria e o fungo se instalou na pele do indivíduo contaminado.

Todo o medicamento deve ser prescrito por especialista (dermatologista) que geralmente é por meio de medicamentos como antibióticos (para aliviar a dor e combater a inflamação) ou antifúngicos (para controlar a infecção) dependendo do agente invasor. Os medicamentos atuam eliminando a inflamação, mas isso não quer dizer que a foliculite não pode aparecer em outra área do corpo. Por esse motivo a melhor alternativa e a prevenção.

FOliculite

Prevenção para foliculite

Prevenir sempre é a melhor opção, siga as instruções abaixo para evitar a foliculite:

  • Reduza o atrito da roupa e evite usar roupa muito apertada; use tecidos leves no verão e no inverno use roupas mais largas;
  • Para o barbear, use sempre uma lâmina de barbear nova e ou uma lâmina limpa, não compartilhe seu barbeador com outras pessoas;
  • Use um esfoliante facial e outro para o corpo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados