Colégio Web

Erva Cidreira – O que é, Propriedades, Benefício

A erva cidreira é uma planta nativa da Europa e do Mediterrâneo e também encontrada no oeste asiático. Suas propriedades são conhecidas pelo mundo todo, e ela é também muito cultivada no Brasil.

Publicidade

A erva cidreira é uma planta nativa da Europa e do Mediterrâneo e também encontrada no oeste asiático.  Suas propriedades são conhecidas pelo mundo todo, e ela é também muito cultivada no Brasil.

Esta planta medicinal e aromática é usada na fabricação de cosméticos para saúde e beleza.

Pesquisadores e estudiosos comprovam o benefício da erva para a nossa saúde.

Característica da Erva Cidreira

Popularmente, conhecemos a erva Melissa Officinalis como Erva cidreira. A Erva-cidreira é uma planta cujo ciclo de vida é longo. Ela é arbustiva de folhas verdes e pequenas que apresentam bordas arredondadas e pontas serrilhadas. Suas flores são brancas ou levemente rosadas e possuem um forte aroma de limão. É muito semelhante com a folha da hortelã e com a folha do capim-limão.  O cultivo da planta pode ser realizado o ano todo, mas é na primavera que ela se desenvolve melhor.

Propriedades da Erva Cidreira

A erva cidreira é uma planta medicinal e possui propriedades analgésica, antialérgica, antiespasmódica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antinevrálgica, antisséptica, cicatrizante e aromática. Atua como calmante e sedativo, tônico, relaxante e adstringente.

Principais benefícios da Erva-cidreira

A erva cidreira é indicada em casos de problemas gástricos, de circulação, cólicas menstruais, flatulência, tosse com catarro, dores de cabeça, depressão, crise nervosa, dores nos olhos, enxaquecas, fadiga, melancolia, insônia, ansiedade e celulite.

Contra indicação

É contra indicado para pessoas com hipersensibilidade às propriedades da erva.

Erva Cidreira

Como podemos usar a erva cidreira?

Na aromaterapia é usado com óleo essencial para efeitos relaxante, diminuindo a ansiedade e auxiliando no tratamento da insônia.

É usado na indústria como repelente de insetos, e ainda o óleo essencial é usado na fabricação de bronzeadores.

Podemos usar a erva cidreira na alimentação no preparo de sopas, ensopados, para o tempero de peixe e frutos do mar, frango, carne, saladas e sucos. Também pode ser preparado um delicioso chá com a infusão das folhas.

Em bochechos, o chá ajuda a aliviar a inflamação nos dentes; e, em cataplasma com as folhas, ajuda a aliviar as dores no ventre e no estômago.

Como cosmético, é usado no tratamento da pele; tônico natural. Ajuda,também, a renovar a pele cansada, atua como adstringente na pele e cicatrizante no tratamento de acne, revigorando a oleosidade natural da pele e combatendo a celulite. A infusão é perfeita para um banho relaxante.

Como tônico, faça uma forte infusão com as folhas passando nos cabelos após lavagem. Usar também xampus e condicionadores a base da erva deixando os cabelos com mais brilho e leveza.  Lembre-se que é sempre aconselhável consultar um dermatologista para verificar o melhor tipo de xampu para o seu tipo de cabelo.

Como fazer o banho relaxante?

Ferva em ½ litro de água e junte cinco colheres de sopa de folhas e florais picados. Desligue o fogo e deixe em infusão por volta de 15 minutos. Coe e despeje na banheira com água morna. Relaxe a aproveite o momento! Sinta o aroma em sua volta, perfumando todo o ambiente, relaxe o corpo e a mente buscando o equilíbrio e a e renovação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados