Colégio Web

O que é enxaqueca menstrual?

Publicidade

As dores de cabeça nas mulheres, principalmente a enxaqueca, estão relacionadas a mudanças nos níveis do hormônio feminino estrogênio durante o ciclo menstrual.

Isso acontece porque os níveis de estrogênio caem imediatamente antes do início do fluxo menstrual da mulher, por isso “enxaqueca menstrual” já é um termo bastante aceito na medicina.

Da mesma forma, a enxaqueca pré-menstrual também ocorre de maneira regular durante ou depois do momento em que os dois hormônios femininos – estrogênio e progesterona – diminuem drasticamente.

Quando Começa A Enxaqueca Menstrual?

Os estudos dizem que geralmente na idade dos 15 anos as meninas podem começar a sofrer de enxaqueca menstrual, e a doença pode se estender até os 35 anos.

Sintomas Da Enxaqueca Menstrual

Menstrual Enxaqueca

Os sintomas da enxaqueca menstrual são parecidos com os sintomas da enxaqueca sem aura: começa com uma dor de cabeça latejante unilateral, acompanhadas por náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e sons.

O Que Desencadeia A Enxaqueca Menstrual?

A enxaqueca hormonal, que está relacionada à enxaqueca menstrual, ocorre em vários casos como resultado das pílulas anticoncepcionais e da terapia de reposição hormonal durante a menopausa.

Sabe-se que a frequência dos efeitos colaterais, como a dor de cabeça, diminuiu em pacientes que tomaram pílulas anticoncepcionais que possuem doses mais baixas de estrogênio e nem mesmo ocorreu em quem tomou pílulas com progesterona.

Quais São As Opções De Tratamento Para A Enxaqueca Menstrual?

Os medicamentos comuns usados para parar a enxaqueca menstrual são os medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, como:

  • Orudis
  • Advil e Motrin
  • Nalfon
  • Naprosyn
  • Refalen

Geralmente o tratamento da enxaqueca menstrual deve ser iniciado de dois a três dias antes do inicío do períod menstrual e deve continuar até o término do período.

Uma vez que o tratamento é de curta duração, os riscos de efeitos secundários de gastrointestinais é bastante limitado na mulher.

Enxaqueca Menstrual

Existem também outros medicamentos que devem ser tomados apenas com prescrição médica contra a enxaqueca menstrual, que são:

  • Pequenas doses de remédios que incluam ergotamina
  • Remédios beta-bloqueadores, como o propranolol
  • Anticonvulsivos, como o valproato
  • Bloqueadores do canal de cálcio, como o verapamil

Medicina E Tratamentos Alternativos Para Enxaqueca Menstrual

Diversas pessoas optam pela yoga, pela meditação, pelo relaxamento, pela acupuntura e por sessões de massagem para aliviar ou até mesmo acabar com seus ataques ou crises de dor de cabeça, e essas opções podem ser bastante valiosas contra a enxaqueca menstrual.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados