Colégio Web

Engolir chiclete realmente faz mal?

Publicidade

O chiclete fez e ainda faz parte da infância de muitas pessoas e ainda é muito popular entre todas as pessoas, independente de suas idades ou diferença de culturas. Seja para ter breves momentos de prazer com o sabor muitas vezes doce mas que pode variar com a grande diversidade no mercado, ou se divertir com a consistência do produto que pode ser mastigada por horas a fio, o chiclete é consumido por um número enorme de pessoas.

Lá atrás, havia o medo de que engolir chicletes poderia causar muito mal às pessoas, algo que foi passado principalmente das pessoas mais velhas para as mais novas. Mas será que esse medo deve ser uma preocupação real? Os fatos e os mitos que envolvem essa crença são muito simples e é possível tirar essa dúvida com tendo em mente o que realmente acontece dentro do estômago de uma pessoa.

O que sua mãe dizia

Engolir chiclete realmente faz mal

Muitas pessoas, durante grande parte da infância, já pode ter escutado sermões da mãe, do pai ou de qualquer outra pessoa adulta dizendo o mal que engolir chiclete fazia. O argumento era que o chiclete não iria mais sair do estômago, permaneceria grudado nele durante anos e os mais radicais apontavam o risco de vida ao engolir o produto. Isso foi responsável por assustar muitas crianças.

Esse medo foi passado das pessoas mais velhas para seus filhos quando crianças e muitas cresceram evitando engolir chiclete ao máximo, podendo até mesmo se assunto quando isso acontece por acidente, achando que aquilo poderá causar graves danos à saúde.

O que acontece no intestino

O que realmente acontece quando um chiclete é engolido, seja por engano ou não, é bem diferente dos que os adultos gostavam de contar, muitas vezes só pra traumatizar as ingênuas crianças mesmo. Quando o chiclete chega ao estômago, ele não fica grudado lá ou em parte alguma dentro do corpo, não apresentando risco algum nesse aspecto para as pessoas.

Aquela borracha em que consiste o chiclete não é digerida por nenhuma das enzimas produzidas pelo corpo humano. Então, sem ter o que fazer com esse produto, o máximo que o organismo faz é digerir apenas o que é possível, como o açúcar, os corantes e os conservantes presentes no chiclete. Após isso, o que sobre é eliminado naturalmente do corpo humano por meio das fezes.

Chiclete Engolir

Faz mal ou não?

Engolir chiclete não faz mal algum à saúde, mas também não é responsável por nenhum benefício. Tudo aquilo que as mães contavam eram apenas mitos, nada estudado e comprovado pela ciência, originando crenças que se enraizaram na cultura que conhecemos. O chiclete, porém, não possui nenhuma propriedade nutritiva e não deve ser usado como refeição.

Nos piores casos

Existem casos verdadeiros de crianças que após engolirem uma enorme quantidade de chiclete, um após o outro excessivamente, teriam tido a necessidade de passar por procedimentos cirúrgicos para retirar a estranha massa acumulada que se alojava no estômago. Isso pode causar diversos incômodos às pessoas, então apesar de pequenas quantidades não fazerem mal, nunca vale a pena arriscar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados