Colégio Web

Ebola – uma das piores doenças do Mundo

Publicidade

Ebola é uma doença que não existe cura ou vacina. É a pior epidemia da história, pois já infectou mais de 1000 de pessoas e matou mais de 690 no oeste da África. É uma doença classificada como altamente transmissível que leva o indivíduo a morte rapidamente devido à sua gravidade. Entre os infectados, o índice é alarmante, pois já tivemos o primeiro óbito na Nigéria e em mais quatro países Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Vamos conhecer sobre essa doença mortal que apavora todo o mundo!

O que é ebola?

A descoberta do vírus Ebola aconteceu em 1976 e chegou a matar 431 pessoas na República do Congo, no Sudão e na África. O novo surto do vírus teve seu início em março desse ano em Guiné e se já chegou a Serra Leoa. O vírus provoca uma doença mortal conhecida como febre hemorrágica Ebola. É uma doença que atinge os seres humanos, primatas (chimpanzés, gorilas e macacos), morcegos frugívoros (se alimentam de frutas), e também são hospedeiros do vírus, antílopes e porcos-espinhos. O surto de Ebola pode chegar a provocar a morte de 90% das pessoas infectadas. Atualmente, não existe vacina e nem cura para a doença.

ebola

Transmissão da ebola

O vírus é transmitido por meio do contato direto com sangue, secreções, fluidos corporais de pessoas infectadas e contato com objetos que foram usados por pessoas infectadas. A transmissão também pode acontecer a partir do contato com ambientes e objetivos contaminados por esses fluidos, como roupas e seringas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há risco de contágio durante a incubação do vírus que ocorre de 2 a 21 dias.

Sintomas da ebola

Os sintomas são febre alta, calafrios, dor de cabeça, diarreia, feridas na pele, náusea, dor abdominal, dor de garganta e dores musculares, problemas hepáticos e hemorragia interna e externa. Ainda em alguns casos pode ocorrer conjuntivite hemorrágica, hemorragia intestinal, vômito, feridas nos lábios, na boca e na garganta e sangramento da gengiva.  O vírus dentro do corpo humano se multiplica rapidamente destruindo as células causando hemorragia e a falência dos órgãos.

Doença Ebola

Existe tratamento para a ebola?

Até o momento ainda não existe um tratamento específico para a cura da febre hemorrágica Ebola. As pessoas infectadas devem ser isoladas em hospitais para o recebimento de tratamento e medicamentos como analgésico para o alívio das dores. Não é permitido nenhum tipo de contato com demais pessoas apenas as visitas dos profissionais de saúde. Todas as medidas para a prevenção da doença devem ser seguidas rigorosamente a fim de se evitar novos contágios.

O medo de contrair a doença

O maior risco de contaminação é dos profissionais de saúde que estão diretamente em contato com as pessoas infectadas. Os familiares de pessoas infectadas não podem nem sequer chegar próximo à pessoa infectada e até mesmo tocá-la quando falecida.

O mundo está em alerta, principalmente, nos aeroportos evitando a entrada de pessoas vindas da África e das regiões em que há indícios da contaminação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados