Colégio Web

Drenagem Linfática – Benefício e Aplicação

Uma técnica que visa aperfeiçoar e facilitar a circulação da linfa, bem como sua eliminação: essa é a drenagem linfática! Confira todos os seus detalhes!

Publicidade

Uma técnica que visa aperfeiçoar e facilitar a circulação da linfa, bem como sua eliminação, juntamente com os micro-organismos e substancias de que o corpo não mais necessita: essa é a drenagem linfática! Uma terapia corporal que traz uma série de benefícios a quem a recebe e é muito utilizada para o tratamento, entre outras coisas, de doenças cardiovasculares e até mesmo, de elefantíase.

Essa técnica tem feito muito sucesso em clinicas de estética, pois apresenta resultados significativos, especialmente no tratamento da celulite.

Esteticistas, enfermeiros, biomédicos e fisioterapeutas devidamente capacitados pelo curso, estão aptos à aplicação dessa importante técnica.

Benefícios da drenagem linfática

Os benefícios dessa fabulosa técnica são diversos. Mas atualmente, com o aumento da busca por corpos cada vez mais próximos da perfeição, ela tem feito muito sucesso entre as mulheres. Especialmente pelo fato já citado de que a técnica auxilia na redução de um dos maiores vilões para a grande maioria das mulheres: a celulite. Sim, a técnica ajuda a reduzir em quem já tem, e também combate o surgimento em quem ainda não tem.

A celulite, segundo especialistas, surge em virtude da retenção de líquidos que ocasionam uma má oxigenação dos tecidos. É devido a essa má nutrição que o tecido endurece e se formam os nódulos, que são a celulite. A drenagem linfática proporciona o retorno da circulação desses líquidos, fazendo com que os nódulos reduzam de tamanho, e em muitos casos, até mesmo, desapareçam.

Ela também é utilizada quando surgem linfedemas, que são aqueles edemas que surgem, especialmente nos braços e pernas, muito em virtude da obstrução de da circulação linfática.

Outro benefício da drenagem linfática é a redução do inchaço causado pela retenção de líquidos, muito comum em algumas mulheres, e que causam aquela sensação desconfortável de peso.

Outro beneficio proporcionado pela drenagem linfática é a redução do acumulo de gordura. Isso se deve ao aumento da circulação de líquidos, o que favorece o metabolismo que proporciona a queima de gordura. Como a gordura, comprovadamente, surge em regiões onde há uma maior retenção de líquidos, a drenagem linfática é sim, benéfica à redução de gordura, e como consequência disso, à redução de peso.

drenagem linfatica

Como é aplicada a drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica que pode ser aplicada tanto manualmente, como também com a utilização de aparelhos. Essa modalidade (que utiliza aparelhos) é uma forma mais moderna de aplicação, e consiste na utilização de eletrodos, que fornecem uma eletro-estimulação à região que receberá o tratamento.

A aplicação manual consiste em movimentos leves, de suave pressão, mantendo um movimento rítmico, lento e preciso na região desejada. Pode haver um pouco de dor na região aplicada, porém ela não é necessariamente uma regra.

Na verdade, a aplicação deve proporcionar relaxamento, trazendo bem-estar.

Não há a necessidade de se utilizar cremes para a realização da drenagem linfática. A técnica mais utilizada é a conhecida como Leduc, que não utiliza cremes, consistindo apenas de movimentos leves e suaves.

Porém, há terapeutas que utilizam cremes visando um maior deslizamento, o que facilitaria a realização de alguns movimentos, contudo isso não é uma regra.

Há contraindicações?

Sim, há contraindicações: a drenagem linfática não deve ser aplicada em mulheres com tumores diagnosticados, com abscessos e com nódulos não identificados.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados