Colégio Web

Doenças mais comuns no outono

Beber bastante água é uma das melhores formas de se prevenir contra gripes e resfriados

gripeO outono está chegando e junto com ele algumas doenças e infecções típicas. Esse acontecimento é chamado de sazonalidade, segundo biólogos é a época da queda de temperatura onde chuvas, secas, ventos e hibernação são mais comuns e esses fatores fazem com que o organismo fique mais propenso a infecções respiratórias, como resfriado, gripe, bronquiolites, e suas complicações: sinusite, otite, amigdalite, pneumonias e também meningite meningocócica, caxumba e algumas diarreias virais.

Publicidade

Esses sintomas podem aparecer a qualquer época do ano, mas é mais comum no outono/inverno por causa da baixa umidade do ar e do maior nível de poluição atmosférica.

Segundo pesquisas, o grupo de maior risco de contrair a doença está entre os jovens, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, por terem a saúde mais vulnerável.

Principais Sintomas

Os principais sintomas das doenças mais comuns no outono são: febre, tosse, que pode ser seca ou com expectoração, coriza (corrimento nasal), lacrimejamento, olho avermelhado, coceira na região do nariz, obstrução nasal, dores pelo corpo e fraqueza.

Às vezes podem estar presentes diarreia e vômitos. Nos casos mais complicados, com evolução para pneumonia, pode aparecer a falta de ar. Os problemas mais comuns são as de infecção respiratória.

Tratamentos / prevenção

Não existe um tratamento específico para esses males, o ideal é fazer uma prevenção durante todo o ano, para que quando chegar o outono, o organismo já esteja com anticorpos suficientes para evitar tudo isso.

No verão o consumo de água é ainda maior por causa do calor excessivo, e esse mesmo cuidado deve continuar também no outono, por mais que o calor seja menor, o ar está mais seco, por isso, o consumo de líquido é fundamental.

A alimentação deve ser a mais saudável possível. Consuma frutas, verduras, que são fontes de vitamina C como acerola, limão, morangos, couve, mamão, melão, manga, ervilha e outros.

Alimentos com zinco e selênio como cereais integrais, feijão, nozes e castanhas-do-pará, são antioxidantes e melhoram o sistema imunológico.

A vacina é uma das formas de prevenção

A vacina é uma das formas de prevenção

Além disso, a vacina contra a gripe também é super importante para prevenção. Elas são aplicadas somente em campanhas ou em hospitais particulares e sistemas únicos de saúde (SUS).

Outras ações de higiene diária também são fundamentais para prevenir doenças de outono, conheça algumas:

  • Lavar sempre as mãos (com água e sabonete);
  • Beber bastante água;
  • Tampar a boca quando for tossir ou espirrar para evitar contaminação a outras pessoas próximas a você;
  • Se estiver doente, deve evitar contato com outras pessoas;
  • Use álcool em gel.

Em todas as estações no ano, estamos propícios a contrair algum vírus ou infecção, porém algumas delas são ideais para se proteger um pouco mais, por isso, todas as ações citadas acima devem ser seguidas durante todo o ano fazendo com que o organismo se acostume a situações diferenciadas e se torne autoimune.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados