Colégio Web

Dicas para iniciantes meditarem diariamente

Publicidade

Muitas são as pessoas que sofrem com as pressões do dia a dia, com empregos, correrias e muitas atividades que comprimem suas agendas ao máximo, exigindo equilíbrio de todas as maneiras.

Uma das maneiras mais indicadas para quem deseja buscar o equilíbrio e aliviar as tensões do dia a dia é a meditação, que é praticada por um número cada vez maior de pessoas nos dias de hoje.Mas meditar pode parecer um grande desafio para a maior parte das pessoas, especialmente pelo fato de que exige delas que esvaziem a cabeça literalmente, o que pode parecer extremamente difícil.

Portanto, com base nisto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos procurar dar algumas dicas para que pessoas iniciantes consigam meditar diariamente sem maiores problemas. Preste muita atenção!

Opte por uma hora que seja mais adequada

Dicas para iniciantes meditarem diariamente

Por ser um momento feito para quem deseja relaxar a mente e o corpo, a meditação não pode ser feita em qualquer horário do dia, sendo mais adequada a sua prática em horários mais tranquilos.

Portanto, é importante que se procure escolher uma hora que seja realmente conveniente, de preferência um horário onde as interrupções sejam praticamente impossíveis.

Desligue o celular para não ser incomodado de modo algum e inicie o processo de meditação para buscar equilíbrio.

Opte por um ambiente mais calmo e tranquilo

Meditar exige silêncio, portanto, não dá para fazer uma meditação num lugar muito barulhento e muito agitado, já que isto poderia simplesmente inviabilizar a prática como um todo.

Procure optar por um ambiente mais calmo e tranquilo, que seja mais quieto e que não tenha nada que possa quebrar o sossego, como um jardim ou uma fonte, ou então um quarto escuro.

Escolha uma posição confortável

Outro ponto sensível para quem deseja fazer uma meditação, a posição deve ser a mais confortável possível, pois do contrário, toda a meditação poderá ir por água abaixo.

Algumas pessoas se sentam, enquanto que outras se deitam, mas o fato é que você é quem deverá escolher a posição que melhor se adapta às suas condições.

Deitar pode ser ótimo, mas há o risco de que deitado você acabe dormindo, o que também acabaria com a meditação, portanto, se você é do tipo que sente sono sempre que se deita, não escolha esta posição.

Sentar-se talvez seja a melhor opção mesmo, sendo que a posição de lótus (para quem conseguir fazê-la, será a mais indicada).

Dicas iniciantes meditarem diariamente

Não exagere na alimentação

Tentar fazer uma meditação depois de comer uma feijoada simplesmente pode causar desconforto e prejudicar consideravelmente a sua tentativa, já que especialistas indicam que o mais correto a fazer é comer pouco antes de iniciar a prática.

Para muitos especialistas em meditação, o mais indicado é procurar meditar antes das refeições, para não correr o risco de sentir sono e acabar dormindo.

Mas também não é indicado que se tenha muita fome na hora de iniciar uma meditação, pois isto pode simplesmente significar que você não consiga se concentrar por estar pensando apenas em comida.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados