Colégio Web

Dicas para diabéticos perderem peso sem sofrimento

Publicidade

Antes de iniciarmos falando de dietas, dando dicas para diabéticos perder peso, vamos começar dizendo o que é o diabetes? Como essa doença que vem silenciosa, prejudica tantas pessoas.

O Diabetes é uma síndrome de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

Há dois tipos de diabetes: a diabetes mellitus e a diabetes insípida. Estas doenças, embora não estejam relacionadas, manifestam-se ambas por sede e aumento do volume urinário.

Diebetes Mellitus

A Diabetes Mellitus é uma doença hereditária, desconhecendo-se a sua verdadeira etiologia. Em muitos doentes, aparece quando o pâncreas deixa de produzir insulina em quantidade suficiente (conhecida por hipo-in-sulinismo) ou quando o organismo não a utiliza devidamente.

A insulina auxilia o organismo a metabolizar os hidratos de carbono. Na diabetes, há uma maior concentração de açúcar no sangue; eventualmente, esse excesso de açúcar passa para a urina (conhecida como glicosúria).

Diabetico Perder Peso

A doença é diagnosticada fazendo análises á urina e ao sangue e pesquisando o açúcar. Este tipo de diabete requer cuidados médicos contínuos; se o doente é uma pessoa obesa, estabelece-se imediatamente um regime de redução de peso e exercícios.

Diabetes Insípida

O outro tipo de diabetes é a Diabetes Insípida. Ela é causada por uma perturbação da secreção da Glândula Pituitária, que controla o balanço de líquidos do organismo.

Conhecidas também pelo nome Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2. O Diabetes não é uma doença contagiosa. No tipo 1, há uma propensão genética, por exemplo, uma mãe pode ter diabetes e os filhos nascerem saudáveis. Já no tipo 2, é uma consequência de maus hábitos, como sedentarismo e obesidade.

Os sintomas do diabetes tipo 1: vontade de urinar diversas vezes, fome freqüente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náuseas e vômitos.

No tipo 2: infecções freqüentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

Quem sofre dessa doença, seja ela do tipo 1 ou 2, precisa passar por uma dieta para melhorar o nível de açúcar no sangue e assim evitar doenças cardíacas.

Diabetico Peso

13 dicas para diabéticos perderem peso sem sofrimento

Seguindo corretamente as instruções, poderá perder peso sem sofrimento algum. Dicas preciosas para perder peso sendo diabético ou não, o importante é cuidar da saúde.

  • Mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão;
  • Beber água fora das refeições para ajudar o corpo a eliminar as toxinas;
  • Comer alimentos ricos em fibras: frutas, frutos secos, verduras, arroz integral, etc.;
  • Evite o açúcar branco;
  • Beber infusões como o chá verde ou chá vermelho, que ajudam a queimar gordura e a evitar a retenção de líquidos;
  • Evite o sal, pois provoca retenção de líquidos;
  • Tome um café da manhã completo e saudável, com frutas, iogurte, frutos secos, etc.;
  • Fazer jantares ligeiros e antes das 20h;
  • Coma fruta ao lanche;
  • Comer fruta e frutos secos em pequenas quantidades para evitar a prisão de ventre;
  • Não comer alimentos fritos ou pré-cozinhados, já que tem grandes doses de gordura;
  • Não abusar das farinhas nem dos produtos lácteos, pois pode provocar depósitos de gordura no corpo;
  • Fazer exercícios físicos regularmente;

Seguindo estas dicas, não há sofrimento. Tente não dar tanta importância para a comida, desfrute dela com serenidade, pois é importante comer de forma saudável, mas se isso se tornar uma obsessão irá afetar seu equilíbrio e será muito mais difícil conseguir atingir o peso ideal.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados