Colégio Web

Combate ao Colesterol

Saiba o que é, quais os tipos que existem e como controlar.

Publicidade

Colesterol é um tipo natural de gordura encontrada em nosso organismo importante para seu funcionamento normal. Ele está presente em várias partes do corpo humano: músculos, pele, fígado, coração, nervos, cérebro e esses órgãos usam esse tipo de gordura para produzir a vitamina D, hormônios e os chamados ácidos biliares que auxiliam na digestão.

O corpo humano produz 70% de colesterol natural, os outros 30% vem de acordo com a alimentação. Atualmente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 40% dos brasileiros possuem o colesterol alto, e cerca de 17 (em todo o Mundo) morrem por causa disso.

O colesterol alto ou hipercolesterolemia se aloja nas paredes das artérias, os vasos que levam sangue até os órgãos e tecidos, fazendo com que ocorra a arteriosclerose.

Se por acaso, essa gordura se alojar nas artérias do coração pode causar dores no peito, levando muitas vezes a pessoa ao infarto, agora se for levado às artérias cerebrais, causa AVC (acidente vascular cerebral) ou derrame.

No Brasil, todo ano cerca de 300 mil pessoas sofrem desse mal causado pelo colesterol em excesso. Embora seja uma substância importante para nosso corpo, o colesterol, como tudo excesso faz mal.

Tipos de Colesterol

Existem dois tipos de colesterol:

LDL : (low density lipoprotein)  mau colesterol  HDL: (high density lipoprotein) bom colesterol 
Leva as gorduras através do sangue para as paredes das artérias, fecha as artérias do coração causando AVC e infarto.  Ele tira o excesso de gordura do organismo, das paredes e vasos sanguíneos, e reduz a bílis (fluido produzido pelo fígado), que é responsável por reduzir ou dissolver as gorduras. 

 

Alimentação e Colesterol

O colesterol está presente em todos os tipos de carnes e seus derivados, e de outros como: peixe, frutos do mar, ovos, leite. Além disso, estão presentes em outras fontes de gordura saturada. Veja alguns exemplos:

Industrializados: biscoitos, bolos, sorvete, chocolates.

Vegetais: côco, azeite de dendê.

Existem outros tipos de gorduras como as insaturadas, responsáveis por ajudar a diminuir o colesterol, mas deve-se ter um cuidado ao consumi-las, pois são um pouco calóricas.

Alimentos:

  • Oliva
  • Canola
  • Soja
  • Milho
  • Girassol
  • Avelã

Controlando o colesterol

Controlar o colesterol é muito necessário para a saúde da pessoa, por isso, existem algumas práticas simples, mas necessárias que auxiliam nessa prevenção.

A primeira delas são os exercícios, além de ajudar a manter o corpo em forma, eles ajudam a controlar a pressão arterial.

Mas, existe certo tipo de atividade para cada pessoa, por isso, para decidir a melhor atividade é necessário consultar um médico.

Depois, vem a alimentação, que também auxilia no controle de peso.

Ingira alimentos que contenham menos colesterol e gorduras, para saber os alimentos ideais procure sempre seu nutricionista.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados