Colégio Web

Detalhes do sonambulismo

Publicidade

O sono faz parte da natureza humana e é preciso que o ser humano durma para manter o organismo sobre controle. O sono é uma necessidade de cada indivíduo e é muito importante para o equilíbrio das emoções, da memória e do intelecto. A criança que não dorme bem pode ter problemas no aprendizado e no relacionamento com as pessoas.

O que é o sono?

O sono é um estado do inconsciente que acontece em nosso organismo proporcionando economia de energia, a restauração dos tecidos, o aumento da massa muscular e a liberação do hormônio do crescimento. Durante o sono, passamos por quatro fases e duas categorias: sono REM (Rapid Eye moviments – a Fase de Movimento Rápido dos Olhos) e o sono Não REM ou NREM (Non-Rapid Eye moviments – Fase de Movimento Não Rápido dos Olhos). Essa fase é a fase da consolidação da memória e do aprendizado.

Sono

A primeira fase ocupa 10% da noite e é a fase da vigília, em que ocorre a liberação do hormônio melatonina induzindo o sono. A segunda fase corresponde a 45% do sono em que o batimento cardíaco e o ritmo respiratório diminuem e a temperatura corporal também diminui iniciando a fase de um sono leve. A terceira fase corresponde a 25% da noite e o nosso organismo reage diminuindo o batimento cardíaco e inicia-se um sono mais profundo. A última fase é a fase REM em que os sonhos acontecem.

O que é sonambulismo?

O sonambulismo pode não ser o principal, mas é um dos distúrbios do sono que acorrem em crianças de 3 a 10 anos de idade e em adultos. Em crianças não há necessidade de tratamento, pois com o crescimento desaparece, já em adultos é necessário tratamento.

Em pesquisas realizadas pela Fundação Nacional do Sono cerca de 20% das crianças e 3% de adultos são sonâmbulas.

Sonambulismo

O sonambulismo é um distúrbio que está presente com mais frequência em crianças e adolescentes. Ele ocorre quando se está na fase do sono mais profundo e ainda não entrou na fase do sono REM.  Uma pessoa sonâmbula pode sentar-se na cama, deitar, levantar, caminhar e realizar diversas atividades.  Acredita-se que existem fenômenos ambientais e genéticos que estimulam o sonambulismo. As pessoas sonâmbulas andam de olhos abertos e realizam várias atividades. Quando isso acontece, recomendamos que as crianças não sejam acordadas de forma brusca, pois é como se ela estivesse dormindo e poderá acordar de forma agressiva. O melhor é levar a criança até a sua cama que com certeza ela voltará ao sono normal.

Se o seu filho é sonâmbulo proteja as janelas, deixe as portas trancadas, guarde facas e objetos cortantes, além de retirar móveis do caminho.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados