Colégio Web

Detalhes e Benefícios dos Ácidos Graxos

Você sabe o que são os ácidos graxos? E quais os benefícios dos mesmos para a saúde? Então, confira mais detalhes em nosso artigo completo!

Publicidade

Devemos manter e conservar bons hábitos de alimentação. Uma dieta equilibrada e balanceada faz toda a diferença. Precisamos de nutrientes para o bom desenvolvimento do organismo, para a mente estar ativa e alerta.

Alguns desses nutrientes que o organismo precisa não são produzidos naturalmente pelo corpo e são fundamentais para preservação da saúde. Dessa forma, é preciso ingerir pelo menos uma cota mínima desses nutrientes em nossa alimentação.

Estamos falando dos ácidos graxos poli-insaturados também conhecidos como “gorduras do bem” que possuem propriedades benéficas e essenciais em nosso organismo.  Esses ácidos graxos são representados pelas séries ômega 3 e ômega 6.

Ácidos graxos são substâncias orgânicas de origem vegetal ou animal. Em sua composição encontramos moléculas de carbono e hidrogênio e oxigênio.  Em nosso organismo são transformados em fonte de energia para as células, tornando-se importantes nutrientes atuando como vitaminas lipossolúveis (não solúveis em água). São classificados como monoinsaturados, poli-insaturados e saturados.

Alimentos que contém ômega 3 e ômega 6

Os ácidos graxos poli-insaturados (principais fontes de ômega 3) podem ser encontrados, principalmente, em óleo de peixes, peixes de água profunda e fria como salmão, marisco, truta, sardinha, cavalinha, bacalhau e arenque.  Também encontramos como fonte vegetal nas nozes, na semente de linhaça e óleo de linhaça.

Já o ômega 6 encontramos em óleos vegetais como de girassol, de milho, de canola, de soja e de peixes. Também encontramos na amêndoa, castanha, semente de abóbora, carnes vermelhas e de aves.

Benefícios para o organismo

Acidos Graxos

Os ácidos graxos desempenham em nosso organismo os seguintes benefícios:

  • Ajuda na coagulação do sangue;
  • Protege o coração e as artérias;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Atua como tratamento para a pele;
  • Ajuda no tratamento para a depressão;
  • Auxilia nas doenças inflamatórias;
  • Diminui o aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol ruim, triglicerídeos;
  • Diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas;
  • Ajuda no tratamento e prevenção de certos tipos de câncer.

O organismo absorve a quantidade exata de que precisamos quando ingerimos os alimentos. A complementação alimentar em cápsula deve ser indicada apenas por um médico, pois o excesso pode causar efeitos colaterais. Além de que, os ácidos graxos possuem ação anticoagulante.

Ômega 9

O ômega 9 é um acido graxo monoinsaturado que pode ser produzido pelo organismo. O grau de saturação de um ácido graxo é definido pelo número de ligações duplas entre os átomos de carbono nas cadeias.

Encontramos esse tipo de acido graxo no azeite de oliva, azeitona, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), no abacate, óleo de coco, óleo de avelã e óleo de gergelim.

O Ômega 9 possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidante, protege o sistema cardiovascular, ajuda na redução do colesterol e da aterosclerose, melhora as funções imunológicas e ajuda a proteger certos tipos de câncer.

Agora você já sabe a importância desses ácidos graxos na sua alimentação! Se você não gosta de ingerir ou tem alguma alergia a determinados alimentos converse com o seu médico para descobrir se o mesmo pode ser substituído pelas cápsulas.

Inclua as substâncias do bem na sua alimentação e terá uma vida mais saudável!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados