Colégio Web

Detalhes acerca da calvície

Publicidade

A queda de cabelo atinge homens e mulheres, mas alguns tratamentos se realizados de forma adequada, podem ajudar no combate da calvície. Vamos entender quando a queda de cabelo torna-se preocupante e deve ser examinada por um especialista.

De acordo com especialistas, é normal que ao longo do dia você perca até 100 fios de cabelo, porém muitas das quedas podem ser maiores e nesse momento é preciso que você esteja atento e se preocupe em localizar soluções para a queda excessiva dos cabelos. Afinal, quem não gosta de cabelos bonitos e bem tratados?

Pesquisas

A calvície, ou alopecia, é um problema que afeta homens e mulheres de todo o mundo. Os homens atingem em torno de 80% e são mais acentuadas em idosos, quando atingem 70 anos. Já nas mulheres, a queda de cabelos é mais acentuada com a chegada da menopausa, por volta dos 50 anos e atinge em torno de 50% das mulheres.

Alopecia

Como perceber que algo está errado?

Percebemos que algo está errado quando observamos fios de cabelo espalhados por toda a casa. Nesse caso, devemos nos preocupar e procurar um especialista para verificar qual o problema e a indicação de um tratamento.

É comum a perda de fios no banho, quando nos penteamos, quando dormimos, mas uma queda normal onde ocorra a queda de um fio e o crescimento de um novo.

O que é a calvície?

Primeiramente, a calvície depende da predisposição genética de cada indivíduo. Se o fio de cabelo cai por algum motivo e não se recompõe, ou seja, não nasce outro fio no lugar, consideramos que é o inicio da calvície ou alopecia.

A preocupação da calvície é mais preocupante e traumática nas mulheres, pois os cuidados com a aparência é bem maior que com os homens.

Causas da queda

Calvicie

As causas da queda do fio podem ser por diversos fatores que os especialistas chamam de intrínsecos e extrínsecos.  Os fatores intrínsecos são o estresse, a genética, problemas emocionais, nutricionais e hormonais. O hormônio responsável pela diminuição e afinamento do fio de cabelo é o hormônio di-hidrotesterosa, que é produzido por ambos os sexos.

Já os fatores extrínsecos, entre eles nas mulheres, pelo uso excessivo de produtos químicos, produtos inadequados, tração excessiva dos fios e escovas progressivas.

A manifestação da calvície

A manifestação da calvície em ambos os sexos atua de forma diferente. Nos homens, a calvície atinge os fios localizados na parte superior da cabeça e muito raramente na nuca e na parte da lateral. Já as mulheres sofrem a queda ao longo do couro cabeludo.

Para se evitar a doença é possível fazer um diagnóstico preventivo com um profissional especializado que indicará o melhor tratamento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados