Colégio Web

Depressão: o mal do século XXI

Publicidade

A depressão é sem dúvida uma das doenças psíquicas que mais afeta a população ao redor do mundo. Atualmente, podemos dizer que de dez pessoas, metade ou até mais podem ter a doença. Muitas vezes confundida como uma simples tristeza, a depressão é uma doença séria e que merece todos os cuidados necessários. A depressão é sem dúvida alguma: o mal do século XXI.

O que é a depressão?

A depressão é uma doença psíquica, ou seja, ela afeta o psicológico da pessoa provocando uma tristeza extremamente profunda. Muitas pessoas tem depressão e não sabem porque associam somente com uma tristeza. Porém, a grande diferença entre a tristeza e a depressão, é que durante o quadro depressivo, o paciente apresenta uma tristeza que parece sem fim. Já quando temos apenas uma tristeza, ela é algo passageiro.

Depressao

Mas, não é somente a tristeza profunda que é um dos principais sintomas da doença. A depressão também pode provocar inúmeros sintomas, como, sonolência ou insônia, perda ou ganho de peso de forma excessiva por conta da falta ou apetite demais, cansaço, estafa mental, falta de concentração e muito mais. Por isso, ela pode até mesmo ser confundida com outras doenças, já que apresenta tantos outros sintomas.

Por que a depressão é dita como: o mal do século XXI?

A depressão é uma doença que já existe durante muitos anos e séculos, porém, ela veio à tona literalmente a partir do século XXI. Mas, por quê? Bem, o fato é que a cada dia que se passa, o dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido. São muitas tarefas para exercer, além de também precisar tomar conta de muitas e muitas outras atividades.

E também, a necessidade de na sociedade da qual vivemos, cada vez mais materializada onde o status vale muito mais do que qualquer outra coisa, é comum que as pessoas se cobrem demais. Com isso, as doenças ditas como “psíquicas” começam afetar o cérebro. Entre elas, a mais comum e com grande número de casos somente no Brasil é sem dúvida a depressão. Mas, também, doenças como a síndrome do pânico e bipolaridade são outras que mais afetam pessoas neste século.

Como tratar?

Depre Ssao

A depressão assim como qualquer outra doença psíquica é tratável. Mas, vale lembrar que em muitos casos, o próprio paciente não consegue saber que está com um quadro depressivo. Portanto, cabe a pessoas próximas a ele, como, familiares e amigos, desconfiarem do problema e alertar. É fundamental consultar um psiquiatra e também um psicólogo a fim de diagnosticar a doenças e buscar as melhores formas de tratamento.

Geralmente é feito o uso de medicamentos, nem sempre de tarja preta, tudo dependerá do caso. Mas, também um acompanhamento com psicólogos em busca de ajudar no processo, e, além disso, em alguns casos é necessário até mesmo um afastamento das atividades cotidianas.

Depressão tem cura?

Sim! A depressão é uma doença totalmente curável. Mas, claro que assim como qualquer outro tipo de quadro psicológico, quanto antes ela for diagnosticada, mais fácil e rapidamente poderá ser curada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados