Colégio Web

Corpo e cabelos saudáveis – cuidados especiais no inverno!

Publicidade

Na estação mais fria do ano é preciso alguns cuidados especiais para que tenhamos pele e cabelos saudáveis.

Quem não quer viver bem e melhor a cada dia, com uma pele impecável e os cabelos saudáveis com fios sedosos e nutridos, não é mesmo?

O nosso corpo exige cuidados especiais para mulheres, crianças e homens. Os homens a cada dia se preocupam mais com o visual e com a saúde. As crianças possuem a pele ainda mais sensível e precisam de cuidados especiais. Para as mulheres a aparência é tudo! A vaidade faz parte do ser humano, mas ter uma pele e cabelos bonitos é uma questão de saúde e de bem–estar.

Agentes causadores de doenças de pele

Nessa época, nossa pele e couro cabeludo ficam mais ressecados e propícios a doenças.

Alguns agentes causadores contribuem para o desequilíbrio das funções do nosso organismo como à retenção de líquido, a má-alimentação, a baixa imunidade e a alteração genética.

Outros fatores como a poluição, mudança de trabalho, desemprego, e principalmente, o estresse do cotidiano fazem com que doenças e distúrbios de pele sejam mais frequentes.

As pessoas estão cada vez mais agitadas, culpa do excesso de trabalho, da vida cada vez mais corrida e com menos tempo para relaxar e curtir com a família. Nesse sentido, todos perdem e fica mais difícil conseguir a tão sonhada qualidade de vida.

A falta de hidratação, o uso indevido de produtos químicos, assim como o uso de produtos inadequados ao tipo de pele, podem causar e desencadear várias doenças e irritações na pele.

Corpo e cabelos saudáveis - cuidados especiais no inverno!

Doenças de pele e couro cabeludo – como evitá-las!

No inverno, várias doenças aparecem na pele e no couro cabeludo. As doenças mais comuns são alérgicas, dermatite seborreica, eczemas, dermatite atópica, psoríase, micoses, acne e queda de cabelo.

A maioria dessas doenças é ocasionada pelo estresse do cotidiano. O nosso organismo libera uma substância nos nervos chamada neuropeptídeo. Essas doenças aparecem de acordo o nosso estado emocional. Sendo assim, para evitá-las devemos controlar as nossas ansiedades, angústias, medos e o nosso estresse.

Atualmente, especialista como o psicodermatologista pode ajudar no tratamento. Ele ajuda no tratamento da doença e também ajuda o nosso estado psicológico.

Cuidados para se ter uma pele mais bonita

  • Não tome banhos muito quentes; a água em alta temperatura é prejudicial à pele, pois retira a oleosidade natural, tornando-a muito mais sensível.
  • Evite se ensaboar demais e não esfregue a pele com bucha.
  • Use um sabonete suave e que contenha hidratante.
  • Use hidratante após o banho evitando o ressecamento da pele. Mas lembre-se que o hidratante precisa ser específico para o seu tipo de pele. Recomenda-se consultar um dermatologista. Ele saberá o tipo mais indicado para você.
  • Alimentação balanceada e equilibrada é a chave. Evite alimentos gordurosos, salgadinhos e refrigerantes. Recomenda-se uma alimentação mais saudável com nutrientes, vitaminas e proteínas. Você deve abusar das frutas, verduras e legumes. Eles ainda ajudam a manter a forma física aumentando a imunidade. Você pode preparar vários sucos, vitaminas e pratos saudáveis e rápidos com as frutas, verduras e legumes.
  • Beba muita água. Ela hidrata e ajuda nas funções do nosso organismo.

Aproveite essas dicas e fique ainda mais bonita!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados