Colégio Web

Concentração e memória para os estudos

Confira dicas de como melhorar seu desempenho

Publicidade

Manter a concentração e a memória turbinadas para os estudos nem sempre é fácil. Quando o final do ano está se aproximando a situação pode ficar ainda mais crítica, afinal já estamos um pouco cansados. Confira algumas dicas para você driblar essa loucura e manter-se mais concentrado nos estudos.

1º) Sair do “automático”

É importante que você faça coisas diferentes ao longo do dia. Sair da rotina faz com que você mexa com sua atenção ativa. Altere o caminho, vá em outra padaria, experimente passeios diferentes. As novidades e mudanças fazem muito bem para a memória.

2º) Exercícios para a memória

Você precisa fazer exercícios para a memória visual, auditiva e tátil. Exemplo: observe atentamente uma moeda de 50 centavos e outra de 10 centavos. Detalhe bem as diferenças e as semelhanças. Depois disso, tente fazer um desenho de ambas. Por fim, compare e verifique como se saiu. É importante que você também feche os olhos e tente identificar as moedas apelas pelo tato.

3º) Associações

Exercícios com associações também são muito bem recomendados. Podem ser nomes, fisionomias, expressões verbais. Se você quer memorizar um nome, associe-o a um objeto que chama a atenção. Quanto mais inusitado for, mais sorte você terá no resultado.

4º) Pontos fixos

As técnicas de pontos fixos também são muito fáceis e práticas. Coloque um objeto de 5 centímetros de diâmetro à sua frente, em uma parede. Esqueça todos os pensamentos e foque sua atenção nesse objeto. Faça esse exercício por cerca de três minutos, todos os dias.

concentracao

5º) Dados

Um bom exercício é quando você se propõe a comprar itens com um determinado valor. Já sabendo dos preços, vá listando todos os itens que é possível comprar com R$ 20,00, por exemplo. Fale em voz alta, escreva e vá tentando se lembrar da lista.

6º) Frases

Toda vez que você se esquece com frequência de algo, procure listar os principais esquecimentos. Em seguida, guarde a lista. Procure não mais esquecer e, quando você lembrar sozinho de realizar a tarefa, fale a frase em voz alta: “Realizei tal coisa, missão cumprida”.

7º) Categorias

memoriaPara melhor organizar as informações e também memorizá-las com mais facilidade, faça uso das categorias. É um tipo de técnica que pode ser utilizada para tarefas simples da rotina, para memorização de frases ou ainda para exercícios práticos dos estudos.

Algumas questões pessoais também devem ser observadas em relação a essa dificuldade de concentração.

  • Defina suas metas, prazos e horários
  • Procure manter o foco e quando algo chamar a sua atenção e lembre-se de seus objetivos.
  • Mesmo quando a mente está cansada, querendo distrações, continue lendo ou escrevendo sua tarefa. Com o tempo, você já estará mais disciplinado.
  • Estabeleça horários de descanso, cuide da respiração, beba bastante água e, nos intervalos corretos dos estudos, procure relaxar.
  • Cuide de suas atividades de lazer, procure um hobby e saiba dividir os momentos de estudos e os momentos de diversão.

E aí, preparados para mais uma rotina?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados