Colégio Web

Como tratar fraturas

Publicidade

É comum que no decorrer da vida você acabe fraturando um osso por uma diversidade de motivos. Seja por uma queda, por um acidente ou por alguma doença, ossos quebrados são uma coisa muito mais comum do que você imaginar e afeta todas as idades, de crianças pequenas até idosos.

Apesar de parecer algo bastante complicado de lidar e também uma situação bastante dolorida, tratar de fraturas é algo relativamente simples, que exige apenas bastante paciência de quem teve um osso quebrado. Afinal de contas, o organismo vai precisar de um tempo para recuperar todo aquele material ósseo perdido na fratura.

É exatamente pensando em tudo isso que nós reunimos aqui uma série de dicas que vão ensinar você a tratar de uma fratura, tudo para que você não se desespere da próxima vez que isso acontecer com você ou com uma pessoa próxima e você consiga lidar com a situação da melhor maneira possível.

Aprenda a lidar com ossos fraturados

como-tratar-fratura

Uma fratura nada mais é do que uma situação na qual algum osso do corpo se quebra ou se fende por conta de um trauma. Existem três tipos diferentes de fratura, cada uma com um grau de complicação diferente.

São elas a fratura simples, quando o osso se quebra, mas a pele continua ilesa, as fraturas expostas, que são mais graves e fazem o osso se projetar para fora da pele, e também uma fratura chamada de ramo verde, que é bastante comum em crianças e consiste no aparecimento de fissuras nos ossos sem que haja uma fratura propriamente dita.

Ao suspeitar de que um osso foi fraturado, a primeira coisa a se fazer é chamar uma ambulância para o deslocamento até o hospital. Só mova a pessoa você mesmo caso for extremamente necessário, e, para isso, imobilize a fratura de modo que o osso não se mova, caso contrário a lesão pode ficar ainda pior.

No hospital, a região fraturada vai ser engessada e, para que se tenha uma recuperação plena, vai precisar de alguns cuidados. É importante que você permaneça engessado por todo o tempo que for recomendado pelo médico, evitando fazer esforço, mas também não ficando em repouso absoluto, que não é recomendado.

como-tratar-fraturas

Além disso, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio durante o processo de cicatrização, pois isso vai favorecer a cicatrização óssea. Alguns alimentos ricos em cálcio são leite e seus derivados, abacate e brócolis. É uma boa ideia aumentar o consumo desses alimentos nesse período.

Caso a sua situação tenha sido mais grave e você tenha sofrido uma fratura exposta, o indicado é que você evite alimentos doces, pois quanto mais açúcar presente no sangue, pior vai ser a cicatrização da pele.

Basicamente, se falando de fraturas, o melhor tratamento é a paciência, pois o principal a ser feito é ficar com o gesso por todo o período indicado pelo médico e não realizar esforço com a parte do corpo que foi fraturada, para não correr o risco de atrapalhar a cicatrização.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados